Procon fiscaliza sacolas ecológicas em estabelecimentos da capital

No próximo dia 11 de setembro, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 29 anos. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realiza ações especiais, ao longo da semana, de maneira a chamar atenção dos cidadãos para as Leis que regulam as relações de consumo.
As atividades executadas pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), contemplam, a partir desta terça-feira (10), a fiscalização do cumprimento da Lei nº 5.157/2019. A regulação determina que supermercados, hipermercados, atacadistas e congêneres da cidade de Aracaju devem fazer uso de sacolas plásticas biodegradáveis.
Segundo o coordenador geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, a Lei obriga que os estabelecimentos entreguem, gratuitamente, sacolas plásticas ecológicas, em quantidade suficiente para garantir o transporte seguro dos produtos pelo consumidor final. "Essa Lei determina, inclusive, que o conceito de sacola ecológica deve obedecer à Lei municipal nº 3.714/2009", pontuou.
Durante o mês de março deste ano, o órgão realizou uma ação com o objetivo de orientar os comerciantes sobre esta Lei. Já para a fiscalização desenvolvida a partir desta terça-feira, em caso de descumprimento das determinações, os fornecedores estarão sujeitos a penalidade de multa.
"Diante da identificação de descumprimento da Lei, será aplicada multa de R$500,00, na primeira infração; de R$1.000,00 na reincidência; e, caso ocorra em terceiro grau, haverá a suspensão do alvará de funcionamento", alerta o coordenador do Procon Aracaju.
Os consumidores que presenciaram a ação consideraram relevante a iniciativa. Esse foi ocaso da agente de saúde Ana Lúcia Conceição, que revela a sua preocupação com as questões ambientais. "Acho a ação interessante, para preservar o meio ambiente", avaliou.
Essa também é a opinião da estudante Beatriz Santos. "Acho muito boa a iniciativa. As sacolas plásticas estão poluindo muito o meio ambiente", considerou.
Denúncias
Para esclarecimento de dúvidas ou realização de denúncias, o Procon Aracaju poderá ser acionado através do SAC 151. O serviço funciona em dias úteis, de segunda a a sexta-feira, das 8h às 17h. O órgão está localizado na Av. Barão de Maruim, 867, bairro São José.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Semana nacional de trânsito: realização do primeiro congresso de educação para mobilidade urbana

Prêmio Pipiri 2025: homenagem para quem luta para garantir os direitos das pessoas com deficiência

Direto de Brasília 16/09/25 - Projeto da anistia

Prazo para adesão ao PODE, foi prorrogado até o dia 30 de novembro

Prefeitura de Aracaju quer redução temporária da tarifa de água para os consumidores afetados
Mais acessadas
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Ginastas sergipanas conquistam ouro por equipes no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Fazenda 17 estreia com elenco polêmico e promete muita emoção
Ex-delegado-geral de São Paulo é executado a tiros em Praia Grande
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
6 horas, 19 minutos Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
-
8 horas, 32 minutos Caso Lael: Investigação aponta motorista do Samu como responsável por fotos vazadas da médica
-
9 horas, 22 minutos Adolescente desaparecida é apreendida com quase 17 kg de drogas em Socorro