Sergipe

24/08/2019 às 08h23

Samu vai a shopping ensinar população a fazer reanimação cardiopulmonar neste sábado, 24

SES

O Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar, evento que ocorre anualmente em todo país,  neste sábado (24), capacitará gratuitamente em um stand, que será montado na

Foto: Ascom/SES
praça central de eventos do Shopping Jardins, das 10h às 22h, a população no reconhecimento precoce da Parada Cardiorrespiratória (PCR) e a realização imediata dos procedimentos iniciais da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).

Já é o 4° ano que Sergipe participa do evento, impulsionado pelo Projeto Salve, com apoio Curso de Atendimento pré-hospitalar do SAMU 192, da Liga de Enfermagem em Urgência e Emergência (LAUENF), Sergipe e da Liga Acadêmica de Anatomia Aplicada (LAAP).

Para realização do evento, foram abertas inscrições e os voluntários foram instruídos a capacitar. Nesse Processo, 65 pessoas se inscreveram, conta o gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Ronei Barbosa.  Os facilitadores são voluntários treinados a capacitar pessoas leigas que passarão pelo nosso stand. Já Realizamos a capacitação dos voluntários na quarta, 14, e nesta terça-feira, 20. todos com o mesmo conteúdo”, conta.

Apenas em 2018, durante o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, 9900 pessoas foram capacitadas em 41 cidades de 22 Estados do País. Em todas as regiões aconteceu o evento. Ronei Barbosa, destaca a importância da ação. “Os voluntários são ensinados e logo depois capacitarão, sendo a proposta principal do projeto. Queremos que cresça a corrente de assistência à vida para que mais pessoas estejam aptas a identificar a Parada Cardíaca”, salienta.


Fonte: SES