Defesa Civil Estadual e DER alinham ação de recuperação da cabeceira da ponte de Riachuelo
O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da secretaria de Estado da Inclusão Social (Depec/Seit) obteve a aprovação de mais um recurso para auxiliar no processo de retomada da normalidade de Riachuelo, após as chuvas intensas que levaram a uma inundação sem precedentes no município, com a elevação dos níveis do Rio Sergipe. A partir da submissão de novo Plano Detalhado de Resposta – PDR pelo Depec, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) aprovou a destinação de R$ 258.625,17 para a recuperação da cabeceira da ponte, a título de recurso de restabelecimento.
Como se trata de rodovia estadual, o recurso federal será repassado para o Depec/Seit - diferente do que ocorreu com o valor liberado para ações de assistência, que foi creditado diretamente para o município. Para viabilizar a recuperação da cabeceira da ponte, a equipe da Defesa Civil Estadual se reuniu, na manhã desta segunda-feira, com o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária – DER/SE, Ancelmo Souza, para alinhar os termos de uma cooperação técnica que será firmada entre os dois órgãos, segundo a qual o DER será responsável pela operacionalização da licitação e fiscalização da obra, e a Defesa Civil pelo pagamento.
Durante a reunião, ficou decidido que, caso seja necessária a complementação do valor, o Governo de Sergipe investirá a diferença, através do DER. “O valor aprovado pelo governo federal [cerca de R$ 260 mil] será utilizado pela Defesa Civil Estadual. Caso necessite de complementação, será investido pelo Governo do Estado, através do DER - que na operacionalização da obra, atuará como fiscalizador, acompanhando toda a execução. Nossa perspectiva é iniciar as obras em cerca de 20 dias”, disse o presidente do DER, Ancelmo Souza.
De acordo com o diretor da Defesa Civil Estadual, cel. Alexandre José, a liberação de recursos de restabelecimento pela secretaria Nacional de Defesa Civil é um fato inédito em Sergipe. “Normalmente, os destaques de recursos vêm somente para ações de assistência, a título de ajuda humanitária. Essa liberação demandou grande empenho da nossa equipe, que precisou responder a diversas diligências da Sedec, que acreditava que a ponte já havia sido recuperada, considerando imagens que obteve da ponte antiga. Enviamos respostas e fotos comprovando que a ponte principal ainda está com a cabeceira danificada. Foi uma grata surpresa a liberação do valor, que não corresponde ao total do que pedimos, mas já é de grande ajuda”, comentou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
O ano de 2026 começa com muitas perspectivas; muitas delas no mercado de trabalho
Em 2025, foram quase 900 animais recolhidos para o centro de apreensões da Emsurb -
Associação Desportiva Confiança está em processo de escolha dos seus representantes da SAF do clube
Sergipe fecha 2025 com mercado de trabalho aquecido, com recorde de geração de empregos formais
Especialistas defendem principalmente o planejamento e a negociação para evitar o endividamento
Mais acessadas
Adesão ao Refis de ICMS termina nesta terça-feira (30)
Bolsonaro recebe alta hospitalar após cirurgia e volta a cumprir pena na PF
Veículo pega fogo na SE-065 em São Cristóvão e mobiliza Corpo de Bombeiros
EUA anunciam controle da Venezuela após captura de Maduro e ação militar gera reação internacional
Rede municipal de Aracaju inicia transferência interna em janeiro; saiba como
Mais notícias
-
8 horas, 11 minutos Ventania derruba estruturas e causa prejuízos em cidades do interior de Sergipe
-
11 horas, 33 minutos Município de Laranjeiras sedia 51º Encontro Cultural; confira as atrações
-
12 horas, 24 minutos Transferência interna nas escolas da Rede Municipal de Aracaju começa nesta segunda (5)