Secretaria de Saúde divulga informe epidemiológico da dengue

Por SES 12/08/2019 09h32
Secretaria de Saúde divulga informe epidemiológico da dengue
Google

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou na última sexta- feira, 9, o Informe Epidemiológico das Arboviroses, atualizando os dados relativos à situação da dengue no Estado. De acordo com o documento, Sergipe registrou 6.414 notificações da doença, com 4.419 classificados como casos prováveis, 2.316 confirmados e 11 Óbitos. O monitoramento faz referência à 30ª semana epidemiológica, compreendendo o período de 30 de dezembro de 2018 à 27 de julho deste ano. O último caso de óbito, trata-se de um idoso de 88 anos, do município de Nossa Senhora da Glória.

O informe mostra que em 2019 houve um aumento no número de casos, quando em todo o ano de 2018 foram registrados apenas 549 casos de dengue e nenhum óbito, o que reafirma um cenário epidemiológico preocupante. Contudo, embora os casos notificados em 2019 tenham ultrapassado o número dos que foram registrados em 2018, não representa epidemia, já que esta situação é caracterizada em diversas cidades apresentando aumento repentino do número de casos, segundo atesta o documento.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa, com intuito de eliminar os criadouros para impedir o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) apoiada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), acionou a Brigada Itinerante de Combate à Dengue para atuar nos municípios com alto índice de infestação. A força-tarefa, tem 100 agentes de endemias em campo, atuando também na orientação aos cidadãos para adoção de medidas domésticas de controle da dengue.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: