Prefeitura de Aracaju aplica 200 toneladas de asfalto por dia para recuperar ruas e avenidas

Por Agência Aracaju de Notícias 17/07/2019 15h18
Prefeitura de Aracaju aplica 200 toneladas de asfalto por dia para recuperar ruas e avenidas
André Moreira/PMA

Desde o início desta semana, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) tem aplicado 200 toneladas de asfalto, diariamente, no trabalho de recuperação de ruas e avenidas da capital sergipana. São oito caçambas transportando 25 toneladas a cada viagem e 150 profissionais mobilizados para os serviços da operação Tapa-buracos, cujas equipes foram ampliadas por determinação do prefeito Edvaldo Nogueira e objetivam reverter, com brevidade, os danos provocados pelas chuvas que chegaram à cidade na semana passada.

Por isso, inicialmente, as áreas prioritárias da intensificação desta operação são as que foram mais afetadas pela ação das chuvas, como o bairro Jabotiana, e os principais corredores viários do município, como a avenida Tancredo Neves.  

Moradora da rua Graciliano Ramos, no bairro Jabotiana, Rosália Batista diz que tem percebido a presença da Prefeitura na localidade e que isso a deixa mais tranquila. "Na verdade, sempre vemos equipes da Prefeitura aqui, mesmo antes das chuva, realizando a limpeza e outros serviços", reconhece Rosália.

Rosália reside no bairro há sete anos, onde também mantém um comércio, e admite que as chuvas foram bastante preocupantes. "É normal isso acontecer aqui, embora esse ano tenha sido mais grave. Mas estamos vendo que a Prefeitura tem realizado as ações que prometeu aqui, seja de prevenção ou de recuperação", reforça Rosália.  

Ricardo Tadeu Fraga mora no bairro há dez anos e afirma que a última ocorrência de chuvas tão intensas foi há quatro anos, quando houve alagamentos e inundações na localidade. Ele também é comerciante e sabe a importância de uma ação imediata em situações como a que o bairro viveu nos últimos dias.  

"Ontem mesmo [terça-feira, 16], os serviços já começaram e houve bastante melhora, pois nossa porta estava toda empoeirada, o que estava prejudicando o comércio e nos deixando doentes", revela Ricardo. Segundo Ricardo, os reparos são importantes para que a comunidade volte à rotina habitual. 

Esse, aliás, é o objetivo da Prefeitura de Aracaju, segundo o secretário de Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari. “O prefeito Edvaldo Nogueira nos deu prazos e determinações expressas para criar um plano de ação capaz para reconstruir a infraestrutura urbana danificada pelas chuvas", ressaltou Ferrari.

Nesta quarta, 17, as equipes da Emurb, além de atuarem no Jabotiana e na avenida Tancredo Neves, também executam serviços nos bairros Bugio, Suíssa, Santos Dumont e Farolândia. De acordo com Sérgio Ferrari, os grandes corredores da cidade estão contemplados no plano de ação traçado pela empresa. "A média diária de asfalto aplicado passou de 140 para cerca de 200 toneladas desde segunda. Os serviços foram intensificados e as equipes ampliadas para atender com brevidade as demandas da população”, ressalta Ferrari.

Plano de recuperação

Nesta terça, 16, o prefeito Edvaldo Nogueira lançou, no bairro Jabotiana, o plano de recuperação da cidade. Acompanhado do governador Belivaldo Chagas e do secretariado municipal, Edvaldo anunciou a realização de vários serviços para o Jabotiana e demais localidades da capital. Na ocasião, o prefeito também agendou com os moradores uma reunião para o dia 29 de julho, na qual serão discutidas soluções definitivas para os alagamentos.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: