Governo continua monitoramento de barragens e chuvas
Em razão do cenário de chuva em Sergipe, o Governo do Estado reuniu nesta quinta-feira (11) um gabinete de situação para monitoramento de barragens e chuvas.
Segundo as informações da administração estadual, a reunião girou em torno das situações das barragens do estado. “A Barragem do Poxim Açu, no município de São Cristóvão que atende a Grande Aracaju, está com 95,2% de sua capacidade de volume útil. É importante salientar que até o momento a barragem não verteu e não houve abertura da válvula dispersora, uma espécie de comporta, porém, com o volume de chuva esperado para as próximas 24 horas é torno de 50mm, há grande possibilidade do vertimento da barragem”, registrou a nota.
Ainda na nota do governo, a Deso informou que vem cumprindo o papel de retenção de água e a minimização de impacto de cheias, uma vez que armazenou todo o acúmulo de chuvas até o momento, que foi de 307 mm nos últimos dez dias, ultrapassando a média histórica para a Grande Aracaju, no mês de julho, 215mm.
“É importante esclarecer que a inundação que ocorre em Aracaju no bairro Jabotiana (Largo da Aparecida, Santa Lúcia, JK e Sol Nascente) em Nossa Senhora do Socorro (Parque dos Faróis) e no município de São Cristóvão (Jardim Universitário) ocorreu pelas cheias do Rio Poxim Mirim, e não da barragem do Poxim Açu, além da influência da amplitude da maré”, apontou a nota.
O Governo do Estado informa que os órgãos emergenciais estão de prontidão para atender as necessidades dos sergipanos. A Defesa Civil alerta à população que se o nível de água dentro das residências se elevar, é importante deixar o local e procurar abrigo em lugar seguro, além de ligar para os órgãos de segurança. Na capital, o telefone da Defesa Civil é o 199. Em Nossa Senhora do Socorro, 0800-2845367 e (79) 988348626. Os moradores de São Cristóvão devem ligar para o (79) 99975-4412. Em situação de emergência em qualquer lugar do estado, o contatar o 193. A Deso está com uma equipe de monitoramento constante na barragem do Rio Poxim Açu para avaliar o aumento do volume de água.
Barragens do interior do Estado
Barragem João Alves, a da Ribeira, entre os municípios de Campo do Brito e Itabaiana – a população dos municípios de Itaporanga, São Cristóvão e localidades próximas à barragem deve ficar atenta ao nível da água;
Jacarecica II, entre os municípios de Malhador e Riachuelo - Municípios em situação de alerta – Laranjeiras e Riachuelo;
Dionísio Machado, em Lagarto e Piauitinga, Salgado – municípios em atenção Salgado e Estância;
Jabeberibe, em Tobias Barreto, risco mínimo de vertimento que pode afetar a população.
É importante ressaltar que no tocante a segurança da estrutura das barragens, todas se encontram dentro da normalidade, sem riscos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Saiba como montar uma ceia de Natal saborosa e econômica
Reformas residenciais no fim do ano exigem cuidados com rede elétrica para evitar acidentes
Ação contribui para a realização da tradicional ceia de natal promovida pela pastoral do povo da rua
Técnicos da SEMA fazem balanço das ações do ano de 2025 na comissão de meio ambiente da Alese
Nova variante da gripe se espalha com mais facilidade e acende alerta para a população
Mais acessadas
Motociclista morre após sair da pista na rodovia SE-200, em Porto da Folha
PM usa drones e inteligência policial em operação para reforçar segurança em Sergipe
Últimos dias para inscrições na II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Suspeito de tráfico de drogas em Monte Alegre é preso
Confira o horário de funcionamento do Hemose durante o período natalino
Mais notícias
-
1 hora, 43 minutos Motociclista morre após sair da pista na rodovia SE-200, em Porto da Folha
-
1 hora, 45 minutos PM usa drones e inteligência policial em operação para reforçar segurança em Sergipe
-
16 horas, 49 minutos Diesel dos ônibus da Grande Aracaju passa a ser totalmente isento de ICMS