Sergipe

21/06/2019 às 18h29

Forró Caju 2019: Arraial da Clemilda resgata cultura e valoriza artistas locais

Agência Aracaju de Notícias

É no Arraial da Clemilda que a 25ª edição do Forró Caju terá início, no próximo domingo, dia 23, com apresentações do Grupo Samba de Coco da Barra, Quadrilha Pioneiros

Foto: Ana Lícia Menezes
da Roça e Trio Ave Rara. Realizado pela Prefeitura de Aracaju, o evento, um dos mais importantes de Sergipe, conta patrocínio do Ministério do Turismo e faz parte do Planejamento Estratégico da atual gestão municipal.

Com programação diversificada, o Forró Caju 2019 contempla o moderno e o tradicional, garantindo espaço, sobretudo, a apresentações artísticas que fortalecem a história cultural de Sergipe. Assim, como ambiente cativo da festa, o Arraial da Clemilda reúne atrações locais e homenageia a ‘Rainha do Forró’, uma das figuras mais representativas da cultura sergipana, portanto, um chamado materializado para a valorização da sergipanidade. 

Durante os dias 23, 24, 28 e 29, o Arraial da Clemilda será palco para apresentação de 12 atrações, como as tradicionais e marcantes quadrilhas juninas e o autêntico forró tocado por Erivaldo de Carira e Robertinho dos Oito Baixos, além dos shows de Lucas Campelo e Nanã Trio. Neste espaço, as apresentações são iniciadas às 18h e seguem durante toda a noite, paralelas às apresentações do palco principal, o Luiz Gonzaga. 

Ao lançar a programação do evento, o prefeito Edvaldo Nogueira esclareceu que o Ministério do Turismo será responsável por custear o pagamento dos cachês dos artistas nacionais, enquanto a Prefeitura de Aracaju, com recursos próprios, bancará o cachê dos artistas locais, evitando assim que haja atraso no pagamento.

Para destacar a importância do Arraial, basta apenas referenciar a patrona do espaço. Clemilda Ferreira da Silva, ou simplesmente Clemilda, foi e segue sendo uma das maiores personalidades do forró e da cultura sergipana. Natural de Alagoas e sergipana de coração, ela faleceu em 2014, aos 78 anos, mas o seu legado musical permanece vivo como um símbolo da cultura sergipana.  

Por isso, honrar esse nome, que, consequentemente, significa também valorizar a nossa história e tradição, é um cerne do evento mais popular de Sergipe e uma missão necessária por parte da Prefeitura de Aracaju. 

"O Arraial da Clemilda cumpre uma função cultural determinante dentro da programação do Forró Caju, por ser o espaço destinado às manifestações mais tradicionais da nossa cultura, como as apresentações de grupos folclóricos e quadrilhas juninas. Para nós, do Nanã Trio, é uma honra e alegria muito grande dividir o palco com tantos agentes culturais que mantêm viva a nossa tradição, através da expressão cultural natural do nosso povo. Clemilda está justamente homenageada, emprestando o seu nome a um espaço sagrado como esse", destacou a cantora Rebecca Melo, que se soma a Glória Costa e Lygia Carvalho, formando o Nanã Trio.

Além de fomentar o forró raiz, o Arraial incentiva e valoriza o trabalho dos artistas locais, como colocou o vice-presidente da quadrilha Unidos em Asa Branca, Paulo Melo. “As quadrilhas são uma das maiores expressões do nosso Estado e, infelizmente, já não têm mais tanto espaço como antes. Ter o Arraial da Clemilda como um ambiente focado em valorizar manifestações culturais como a nossa é muito gratificante e nos dar ânimo na jornada. Não é apenas um espaço importante, mas essencial. Esse local é uma forte demonstração do quanto a Prefeitura se empenha em continuar perpetuando a nossa cultura de forma justa. Precisamos nos render à modernidade, mas, não podemos esquecer as nossas raízes”, frisou. 

Para o sanfoneiro Lucas Campelo, o Arraial da Clemilda anda de mãos dadas com o palco Luiz Gonzaga em importância. “São grandes cenários que formam o Forró Caju e têm uma grande responsabilidade para com a cultura de Sergipe. Especificamente o Arraial da Clemilda, constrói a oportunidade de artistas sergipanos terem mais espaço, é um local de valorização do que é nosso, fazendo jus ao título de País do Forró. Acredito que, o Forró Caju reflete muito como os gestores encaram o que é da nossa terra. Me sinto muito lisonjeado em fazer parte dessa festa e, junto com outros artistas sergipanos, ter o nosso espaço garantido”, considerou.

Confira a programação completa


Fonte: Agência Aracaju de Notícias