"Sergipe será a estrela do gás no Brasil”, diz Belivaldo

Por Agência Sergipe de Notícias 17/06/2019 13h55
"Sergipe será a estrela do gás no Brasil”, diz Belivaldo
Foto: Arquivo/ASN

O governador Belivaldo Chagas comemorou nesta segunda-feira(17), a descoberta da Petrobras, de seis reservatórios de gás natural em Sergipe. Foi a maior descoberta da empresa em Sergipe, desde o pré-sal em 2006. De seis campos, espera extrair 20 milhões de m³ por dia de gás natural, o equivalente a um terço da produção total brasileira. A descoberta deve gerar R$ 7 bilhões de receita anual à estatal e sócias, calcula a consultoria Gas Energy.

De acordo o governador Belivaldo Chagas, a descoberta representa um divisor de águas no desenvolvimento do estado. “Sergipe se tornará a estrela do gás no Brasil. É uma descoberta extremamente promissora para o futuro de Sergipe, significa dizer que seremos um dos maiores produtores de gás desse país. Com certeza, nós teremos, nessa cadeia produtiva, vários empreendimentos que virão a Sergipe. Será realmente um divisor de águas. Acho que o Estado acertou quando buscou construir a Termelétrica, que já vai ser inaugurada em janeiro de 2020. E com essa nova descoberta de gás, a partir do Pré-Sal, desponta como um grande produtor. Nós teremos um terço do gás natural produzido no país. Isso nós dá uma posição de destaque e de garantia que no futuro próximo, nós teremos condições de investir, já que isso gerará arrecadação de impostos e mais crescimento para o estado” celebrou o governador Belivaldo Chagas.

A expectativa é de que, em pouco tempo, deva sair de Sergipe o gás mais barato do Brasil. O governo Federal espera baratear o preço do gás, pelo aumento da produção, que ajudará na redução dos custos. Além disso, pela entrada em operação de rivais da petroleira, como a americana ExxonMobil, que tem projetos de exploração na região. E ainda, pela presença de empresas importadoras de gás, que também vão concorrer pela infraestrutura de escoamento que também deverá contribuir para a redução na tarifa de transporte e, com isso, também do preço final do produto.

O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Felipe Kury, classificou o potencial da Bacia de Sergipe-Alagoas como “muito promissor”. Além dos seis campos da Petrobras, a ANP acredita que existem na região outras áreas com indícios de presença de petróleo e gás que, nos próximos anos, podem resultar em novas descobertas relevantes.

Investimentos

Para delimitar o reservatório e construir um gasoduto até a costa, a Petrobras deve gastar US$ 2 bilhões ainda neste ano, segundo informações do Ministério de Minas e Energia (MME). O orçamento do projeto está previsto em seu plano estratégico para os próximos cinco anos. Mas por enquanto, a estatal está trabalhando apenas na exploração.

“O Estado de Sergipe vai abraçar essa causa. A gente já vinha trabalhando nessa questão do gás. Inclusive, já na primeira semana de julho, vamos realizar um seminário voltado ao gás, para mostrar o nosso potencial para o restante do país. Serão grandes nomes na área do gás, que estarão discutindo essa questão, debatendo a legislação, vendo o que precisaremos melhorar. Temos uma legislação própria que trata disso, mas a legislação federal que faremos o devido acompanhamento. Com isso, os olhos estrarão voltados ao estado. Temos o Terminal Portuário, que vai ser tornar uma área voltada à evolução da cadeia produtiva ligada ao gás, para que a gente tenha um polo de desenvolvimento na Barra dos Coqueiros. Além disso, vamos buscar a partir dai, condições de capacitar a nossa mão de obra e prepará-los para receber esses empreendimentos. Então, dentro em breve, nós anunciaremos esse plano de ação que está sendo elaborado e para que a gente possa colocar em prática agora, mais do que nunca, com essa grande noticia, desse grande volume extraordinário de gás, por conta dessas bacias que estão sendo exploradas pela Petrobras”, concluiu o governador Belivaldo Chagas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: