Sergipe

14/06/2019 às 08h48

Greve Geral: menos de 120 ônibus são liberados para circular capital

Redação Portal A8

O Setransp informa que o transporte público coletivo de Aracaju e da região metropolitana, até o momento, está com menos de 25% dos ônibus nas ruas. As empresas Viação Progresso e Viação Atalaia conseguiram liberar alguns poucos ônibus, mas a garagem da Viação Modelo continua totalmente bloqueada por manifestantes.

Diante da decisão da justiça, era para ter saído pelo menos 200 ônibus no total do sistema conforme a liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), determinando que 40% do efetivo de trabalhadores estivesse em operação, mas isso não aconteceu. Foram menos de 120 ônibus liberados no total, então as linhas estão operando com muita dificuldade. Sem a liberação da frota da empresa Modelo não será cumprida a determinação do TRT.

Como o sistema de transporte é integrado, a falta dos ônibus da Viação Modelo nas ruas está prejudicando os trajetos da população, principalmente com a saída a partir dos Terminais de Integração.

De acordo com a SMTT/Aju, neste dia de Greve Geral, os táxis bandeira estão autorizados a fazer lotação, bem como os táxis especiais que atuam somente em áreas específicas da cidade poderão embarcar e desembarcar passageiros em qualquer parte. O mesmo serviço também poderá ser oferecido por veículos do transporte escolar. Para todos eles, o valor da passagem deverá ser o mesmo: R$ 4. Caso o condutor cobre um preço acima do permitido, o cidadão deve anotar os números da permissão e da placa do veículo e denunciar à SMTT, através do telefone (79) 3238-4646.
 
O superintendente da SMTT explicou que o objetivo é minimizar os transtornos para os cidadãos que precisam se deslocar pela cidade. “Por isso, reunimos os representantes dos taxistas e dos transportadores escolares para explicar como funcionará esse plano e pedir que eles mobilizem as categorias para garantir mobilidade às pessoas”, justificou Renato Telles.