“Há indícios de táxi-aéreo irregular em aeronave de instrução aérea”, aponta ANAC

Por Com informações da ANAC 27/05/2019 20h03
“Há indícios de táxi-aéreo irregular em aeronave de instrução aérea”, aponta ANAC
Internet

Após a queda da aeronave que provocou a morte de três pessoas, inclusive o cantor Gabriel Diniz, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou por nota que suspendeu cautelarmente as operações do Aeroclube de Alagoas e interditou as nove aeronaves pertencentes à empresa. “Há indícios de táxi-aéreo irregular em aeronave de instrução aérea”, apontou agência.

Processo administrativo

Para apurar as possíveis irregularidades em relação à operação da aeronave acidentada, a ANAC abriu um processo administrativo. “Essa apuração verificará em quais condições estava sendo feito o transporte de passageiro em aeronave de Instrução, categoria destinada a voos de treinamento. Após a conclusão da investigação ou mesmo durante o andamento do processo administrativo instaurado, os responsáveis poderão ser multados e ter licenças e certificados cassados. Além da aplicação de sanções administrativas, a ANAC pode encaminhar denúncia ao Ministério Público e à Polícia para que sejam tomadas medidas no âmbito criminal”, registrou.

Situação da Aeronave

“Segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave de marcas PT-KLO estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020. Esse modelo é um monomotor com capacidade máxima de 3 passageiros mais a tripulação, totalizando 4 assentos. O avião pertencia ao Aeroclube de Alagoas e estava registrado na categoria Instrução. Essa categoria possui a finalidade de treinamento para a emissão de licenças de piloto”, pontuou ANAC.

 Tripulação e passageiros

De acordo com a ANAC, baseada nas informações fornecidas pelo Aeroclube de Alagoas. “Estavam a bordo o piloto comercial Abraão Farias e o piloto privado Linaldo Xavier, ambos com licenças válidas para o modelo de aeronave acidentado. Segundo a assessoria de imprensa do cantor Gabriel Diniz, ele também estaria a bordo da aeronave”, escreveu.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: