Cerâmica Sergipe informa que hibernou produção

17/05/2019 13h09
Cerâmica Sergipe informa que hibernou produção

Nesta sexta-feira (17), a Cerâmica Sergipe Ltda anunciou que iniciou o processo de hibernação do Parque Industrial localizado em Nossa Senhora do Socorro. “O motivo determinante para essa decisão foi o preço do gás cobrado pela concessionária Sergás, empresa do Governo do Estado de Sergipe. Idêntico motivo da hibernação da Fafen e certamente de outras fábricas em futuro próximo”, apontou a nota.

Ainda na nota, a indústria justificou a hibernação pela política de preços da Sergás. “Encontra-se abusiva e juridicamente ilegal, e está sendo objeto de contestação judicial pela Cerâmica Sergipe, inclusive com pedido de Perdas e Danos”, registrou acrescentando que deve iniciar os trabalhos de mudanças de uma matriz energética e de relocação da unidade fabril para outro Estado.

Desemprego

Segundo a Cerâmica Sergipe, mais de 600 empregos diretos e indiretos serão deixados. “A perda de arrecadação de tributos, redução de ambiente de negócios, são fatos que se sobrepõe a qualquer discurso teórico-político. Nenhuma empresa ou empresário tem satisfação em hibernar, mudar ou relocar uma Unidade, mas as condições operacionais só existem se houver uma política real de fomento à atividade produtiva”, pontuou.

Resposta da Sergás

Após nota divulgada pela Cerâmica Sergipe Ltda, a Sergás decidiu responder as informações referente a hibernação. “Esclarecer que a suspensão do fornecimento de gás da Escurial, como é conhecida popularmente a empresa Cerâmica Sergipe Ltda, ocorreu devido à falta de pagamento das faturas mensais, diferente do acordado em contrato estabelecido e em conformidade com o acordo de recuperação judicial vigente”, expôs.

A Sergás informou ainda que forneceu gás natural à Cerâmica Sergipe e os gestores da Escurial. “Não arcaram com a responsabilidade acordada, deixando de pagar e devendo o equivalente a mais de 100 dias do seu consumo diário.  Para a Sergás, o que aconteceu foi o consumo do fluxo de caixa da companhia, o que torna o fornecimento de seus serviços financeiramente inviável enquanto a inadimplência das referidas parcelas não for resolvida”, anotou.

Ainda de acordo com a Sergás, respondendo à nota Cerâmica, onde foi responsabilizada pelo processo de hibernação da Fafen. “Na realidade, a Sergás não fornece e nunca forneceu gás natural à Fábrica de Fertilizantes do Estado de Sergipe, mostrando mais um equívoco dos gestores da Escurial. Além disso, lembramos que, mesmo com a participação do Estado de Sergipe como acionista, a SERGAS é uma companhia de direito privado, o que a caracteriza como uma sociedade de economia mista. Dito isso, a companhia honra com a concessão feita pelo Estado, ao mesmo tempo que precisa trabalhar com a sua própria sustentação financeira”, explicou.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: