Sergipe

22/04/2019 às 17h08

Morte de peixes: relatório deve ser concluído após identificação do responsável

Redação Portal A8

Após a mortandade de peixes que foi registrada no rio Sergipe, no povoado Pedra Branca, que fica localizado no município de Laranjeiras, uma equipe de laboratório da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) coletou amostras de água, em diferentes pontos, para realizar uma análise. 

Segundo o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, existe uma suspeita de que o ocorrido esteja relacionado com o processo de hibernação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen/SE), também localizada no município de Laranjeiras. Os pescadores da região relataram sentir um forte cheiro de amônia na região. 

A Adema quer identificar os responsáveis pelo dano ambiental para depois concluir o relatório e responsabilizar o autor do ato. A Petrobras nega a relação com o ocorrido e informou através de uma nota, que não existem lançamentos de elementos no rio Sergipe, e reforçou seu compromisso com a segurança das pessoas e do meio ambiente nas suas operações. Além disso, a empresa informou que o monitoramento ambiental na região é realizado periodicamente.   

Confira os detalhes do relatório da Adema exibidos no Balanço Geral Sergipe dessa segunda-feira (22):