Hemose quer regularizar estoque de sangue

15/03/2019 14h01
Hemose quer regularizar estoque de sangue
HEMOSE

Visando a regularização dos estoques dos sangues A e O, positivo e negativo, o setor de Captação de Doadores do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) convida os doadores regulares a comparecer à unidade para contribuir com o serviço. A medida tem como objetivo assegurar o atendimento da demanda transfusional da Rede Hospitalar.

A gerente de Captação do Hemose, assistente social Rozeli Dantas, ressaltou que todos os doadores são bem-vindos. O sangue é utilizado para o atendimento de urgências e emergências, combater hemorragias, além de pacientes com anemia hereditária e em tratamentos oncológicos, que precisam de transfusões sanguíneas frequentes.

“A depender da prescrição médica esse é um público que faz uso do sangue ou um dos seus hemocomponentes, até duas vezes ao dia. É muito importante a solidariedade dos familiares e dos doadores fidelizados”, completa a assistente social.

De acordo com a gerente, é importante que as pessoas se organizem para doação com frequência: o homem cada dois meses e as mulheres a cada três meses.

“Qualquer pessoa em bom estado de saúde pode doar. Basta se informar sobre as exigências como: idade entre 16 a 59 anos e peso superior a 50 quilos. O voluntário deve evitar bebida alcoólica nas doze horas anteriores a doação”, finaliza Rozeli.

Impedimentos temporários

É importante que os doadores fiquem atentos aos principais impedimentos temporários para doação de sangue. Pessoas com resfriado devem aguardar até 30 dias para doar. Grávidas que tiveram o parto normal, 90 dias, e 180 dias, para aquelas que tiveram parto cesariano.

As lactantes devem aguardar um ano. As pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings também só podem doar sangue após um ano da realização do procedimento.

Campanhas

Para realizar o agendamento de campanhas para doação de sangue e o cadastro de medula óssea é necessário entrar em contato com o Serviço Social do Hemocentro de Sergipe.

A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 7h às 11h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: