Cobrança de couvert artístico deve ser informada previamente ao consumidor

É muito comum que bares e restaurantes possuam o serviço de música ao vivo, elemento que atrai a atenção do público. Normalmente, a presença do músico acompanha a cobrança do couvert artístico, taxa destinada ao pagamento do artista. Entretanto, muitos estabelecimentos o fazem sem informar ao cliente devidamente, o que fere o inciso III do art. 6º do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
De acordo com a legislação, a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços é um direito básico do consumidor, como explica o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes. "É obrigação do fornecedor informar previamente ao consumidor sobre o preço de produtos e serviços. Deste modo, os estabelecimentos devem fixar, de preferência na entrada, o preço cobrado pelo couvert artístico, de maneira clara, precisa e ostensiva. Caso não exista essa informação prévia, a cobrança será considerada abusiva, permitindo que o consumidor se recuse a pagá-la", afirma Igor.
Essa situação já foi vivenciada pela estudante universitária Silvia Raquel. Ela conta que, ao receber a conta de sua refeição em um restaurante, percebeu que, também, estava sendo cobrado o valor do couvert. Contudo, ela não havia sido informada sobre a cobrança de nenhuma forma. "Eu me recusei a pagar, porque achei um absurdo não ter sido informada", relata a estudante. Além disso, ela conta que o atendente continuou insistindo para que ela fizesse o pagamento, o que lhe causou constrangimento.
Em casos como esse, é importante acionar o Procon. "Se o consumidor for obrigado a realizar o pagamento, poderá acionar os órgãos de proteção, como o Procon Aracaju, apresentando a comprovação de que realizou o pagamento e que não foi informado previamente sobre a cobrança", ressalta o Igor Lopes.
Para registrar reclamações, na sede do órgão, o consumidor pode agendar o atendimento por meio do site procon.aracaju.se.gov.br, no link ‘agendamento online', que irá disponibilizar um calendário com dias e horários disponíveis. O órgão está localizado na av. Barão de Maruim, nº 867, bairro São José, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para o esclarecimento de dúvidas é possível, ainda, ligar para o número 151.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Semana nacional de trânsito: realização do primeiro congresso de educação para mobilidade urbana

Prêmio Pipiri 2025: homenagem para quem luta para garantir os direitos das pessoas com deficiência

Direto de Brasília 16/09/25 - Projeto da anistia

Prazo para adesão ao PODE, foi prorrogado até o dia 30 de novembro

Prefeitura de Aracaju quer redução temporária da tarifa de água para os consumidores afetados
Mais acessadas
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Ginastas sergipanas conquistam ouro por equipes no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Fazenda 17 estreia com elenco polêmico e promete muita emoção
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Ex-delegado-geral de São Paulo é executado a tiros em Praia Grande
Mais notícias
-
10 horas, 17 minutos Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
-
12 horas, 30 minutos Caso Lael: Investigação aponta motorista do Samu como responsável por fotos vazadas da médica
-
13 horas, 20 minutos Adolescente desaparecida é apreendida com quase 17 kg de drogas em Socorro