Cobrança de couvert artístico deve ser informada previamente ao consumidor

É muito comum que bares e restaurantes possuam o serviço de música ao vivo, elemento que atrai a atenção do público. Normalmente, a presença do músico acompanha a cobrança do couvert artístico, taxa destinada ao pagamento do artista. Entretanto, muitos estabelecimentos o fazem sem informar ao cliente devidamente, o que fere o inciso III do art. 6º do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
De acordo com a legislação, a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços é um direito básico do consumidor, como explica o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes. "É obrigação do fornecedor informar previamente ao consumidor sobre o preço de produtos e serviços. Deste modo, os estabelecimentos devem fixar, de preferência na entrada, o preço cobrado pelo couvert artístico, de maneira clara, precisa e ostensiva. Caso não exista essa informação prévia, a cobrança será considerada abusiva, permitindo que o consumidor se recuse a pagá-la", afirma Igor.
Essa situação já foi vivenciada pela estudante universitária Silvia Raquel. Ela conta que, ao receber a conta de sua refeição em um restaurante, percebeu que, também, estava sendo cobrado o valor do couvert. Contudo, ela não havia sido informada sobre a cobrança de nenhuma forma. "Eu me recusei a pagar, porque achei um absurdo não ter sido informada", relata a estudante. Além disso, ela conta que o atendente continuou insistindo para que ela fizesse o pagamento, o que lhe causou constrangimento.
Em casos como esse, é importante acionar o Procon. "Se o consumidor for obrigado a realizar o pagamento, poderá acionar os órgãos de proteção, como o Procon Aracaju, apresentando a comprovação de que realizou o pagamento e que não foi informado previamente sobre a cobrança", ressalta o Igor Lopes.
Para registrar reclamações, na sede do órgão, o consumidor pode agendar o atendimento por meio do site procon.aracaju.se.gov.br, no link ‘agendamento online', que irá disponibilizar um calendário com dias e horários disponíveis. O órgão está localizado na av. Barão de Maruim, nº 867, bairro São José, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para o esclarecimento de dúvidas é possível, ainda, ligar para o número 151.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

INEP acata parcialmente a recomendação do MPF em relação aos candidatos com deficiência no ENEM

Conselho Federal de Medicina proibiu a utilização de anestesia para a realização de tatuagens

Prefeitura de São Cristóvão encerra hoje uma ação de saúde que foi realizada durante o mês de julho

Lei que cria o crédito do trabalhador para empregados com carteira assinada é sancionada

Direto de Brasília 31/07/25 - Mudança CNH
Mais acessadas
Sergas anuncia redução nas tarifas de gás natural a partir desta sexta-feira (1º)
Feira de Flores de Holambra chega à Praça Fausto Cardoso em Aracaju
Show de "Os Correas" realiza tributo a jovem guarda no Teatro Tobias Barreto
Lançamento do livro “Pedro, o Menino do Coração Nordestino” acontece no Centro Cultural de Aracaju
Ginastas sergipanas conquistam 32 medalhas em competição internacional na Bulgária
Mais notícias
-
11 horas, 55 minutos VÍDEO: Pinguim é encontrado e resgatado no litoral de Pirambu
-
12 horas, 17 minutos Sergas anuncia redução nas tarifas de gás natural a partir desta sexta-feira (1º)
-
15 horas, 48 minutos Justiça aponta sobrepreço na compra de ônibus e determina retomada de licitação do transporte em Aracaju