Secretário quer rigor na investigação de fake news sobre falsos sequestros de crianças

Por SSP/SE 16/10/2018 17h46
Secretário quer rigor na investigação de fake news sobre falsos sequestros de crianças
SSP/SE

No final da tarde desta terça-feira (16), o secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, acionou o Departamento de Defraudações e Crimes Cibernéticos. A determinação é investigar com rigor uma onda de falsas informações (fake news) que passaram a circular nas redes sociais. As informações narram falsos sequestros de crianças, mostram supostos agressores espancados e ainda crianças mortas. 

A delegada Rosana Freitas, titular da unidade especializada da Polícia Civil, já está com prints de grupos de whatsapps de pessoas que compartilharam o material. Os investigadores de crimes cibernéticos possuem ferramentas adequadas para saber qual a origem de compartilhamento e os responsáveis podem ser identificados e responder criminalmente. 

Qualquer informação pode ser repassada para os investigadores, através do 181 da Polícia Civil. Informações também podem ser relatadas na Delegacia mais próxima. 

Segundo informações do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis de Aracaju (DAGV), o único registro envolvendo o desaparecimento de criança com suspeita de rapto foi realizado nesta segunda-feira (15) resultando na prisão em flagrante delito do autor. Trata-se de um caso pontual, onde uma pessoa cuja sanidade mental se questiona, teria levado a criança do bairro Coroa do Meio para o bairro Santos Dumont, onde foi localizada horas depois. Nenhum outro caso foi registrado no Departamento.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: