Secretário quer rigor na investigação de fake news sobre falsos sequestros de crianças

No final da tarde desta terça-feira (16), o secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, acionou o Departamento de Defraudações e Crimes Cibernéticos. A determinação é investigar com rigor uma onda de falsas informações (fake news) que passaram a circular nas redes sociais. As informações narram falsos sequestros de crianças, mostram supostos agressores espancados e ainda crianças mortas.
A delegada Rosana Freitas, titular da unidade especializada da Polícia Civil, já está com prints de grupos de whatsapps de pessoas que compartilharam o material. Os investigadores de crimes cibernéticos possuem ferramentas adequadas para saber qual a origem de compartilhamento e os responsáveis podem ser identificados e responder criminalmente.
Qualquer informação pode ser repassada para os investigadores, através do 181 da Polícia Civil. Informações também podem ser relatadas na Delegacia mais próxima.
Segundo informações do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis de Aracaju (DAGV), o único registro envolvendo o desaparecimento de criança com suspeita de rapto foi realizado nesta segunda-feira (15) resultando na prisão em flagrante delito do autor. Trata-se de um caso pontual, onde uma pessoa cuja sanidade mental se questiona, teria levado a criança do bairro Coroa do Meio para o bairro Santos Dumont, onde foi localizada horas depois. Nenhum outro caso foi registrado no Departamento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Entrevista com o deputado estadual Adailton Martins

Três homens são presos na Paraíba suspeitos de matar jogador de futebol em Sergipe

Motorista de ambulância do Samu vazou fotos de médica encontrada morta em presídio de Sergipe

Balanço das últimas 24 horas (17/09/25)

Faca utilizada em ameaça é apreendida em Itabaiana
Mais acessadas
Homem morre e três são presos por roubos a motoristas de aplicativo em Nossa Senhora do Socorro
Homem é preso por estelionato após aplicar golpe de R$ 185 mil em parente
Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Mais notícias
-
2 horas, 34 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
2 horas, 56 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe
-
3 horas, 40 minutos AMO inaugura nova Casa de Apoio em Aracaju nesta sexta-feira (19)