Assentados do Projeto Jacaré Curituba ocupam estação de bombeamento no sertão do Estado

09/10/2018 11h38
Assentados do Projeto Jacaré Curituba ocupam estação de bombeamento no sertão do Estado

Na manhã desta terça-feira (09), assentados do projeto Jacaré-Curituba ocuparam a estação de bombeamento que leva água para a sede do município de Canindé de São Francisco e o projeto irrigado Califórnia.

Segundo os manifestantes, as bombas foram desligadas e existe uma dificuldade no fornecimento de água para os agricultores do projeto Jacaré-Curituba. As poucas bombas existentes na estação de bombeamento não têm potência suficiente para levar água a todos, como deveria. 

A Codevasf, responsável pelo manutenção do projeto informou por meio de nota, que uma equipe técnica está em Lauro de Freitas (BA), em visita à empresa, onde é realizado o conserto de uma das bombas que atende ao projeto Jacaré-Curituba para verificar o andamento do serviço. A expectativa é que o reparo do equipamento seja concluído em, no máximo, 20 dias.

A nota explicou ainda que o protesto realizado nesta terça-feira (09), se deu por conta do descumprimento de um acordo realizado entre produtores do projeto Jacaré-Curituba e do assentamento Valmir Mota para a utilização racional da água enquanto o serviço de reparo da bomba que atende à localidade não é finalizado, uma vez que a ausência desse equipamento resulta em uma vazão de água menor para atendimento das demandas das duas localidades.

A Codevasf esclareceu ainda que participa de Câmara de Conciliação da Advocacia Geral da União (AGU) para decidir sobre a gestão da operação e manutenção do projeto Jacaré-Curituba, que deve viabilizar uma atuação mais efetiva do governo federal na aplicação de recursos orçamentários em favor desse perímetro irrigado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: