Sergipe

10/08/2018 às 16h22

Cadastramento para doação de medula óssea segue até este sábado em shopping

Ascom/SES

 Segue até este sábado, 11, as 14h às 21h, a campanha para cadastro de medula óssea do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) no setor D do shopping Jardins.  A ação é coordenada pela gerência de Captação de Doadores para promoção da conscientização sobre a importância de compor o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Em três dias de campanha, cerca de 60 pessoas se voluntariaram para a doação, número que deve aumentar esta sexta- feira, 10 e durante o sábado, 11.

Para fazer o cadastro é preciso ter entre 18 a 55 anos de idade, estar bem de saúde e não possuir diagnóstico de doenças infecciosas. No ato, o candidato deve apresentar um documento oficial com foto, preenche um formulário com seus dados pessoais.

Em seguida os profissionais do Hemose coletam uma amostra com 5 ml de sangue, que é encaminhado para o exame de Histocompatibilidade (HLA), testes que analisam as características genéticas para verificar a compatibilidade entre o doador e o paciente que receberá o transplante da medula óssea. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174. 

 De acordo com a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, Josceline  Souza a iniciativa visa divulgar o serviço junto ao público geral. “Essa é uma oportunidade em que deslocamos os serviços até a sociedade. Durante esses quatro dias faremos o cadastro para doador de medula, e, a sensibilização em relação à importância das pessoas conhecerem a doação de sangue”, revela.


Fonte: Ascom/SES