Cativeiro ilegal de aves silvestres é descoberto em Japoatã

Por Adema 31/07/2018 17h42
Cativeiro ilegal de aves silvestres é descoberto em Japoatã
Adema

A atuação da equipe de fauna da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) resultou na apreensão de cinco pássaros silvestres nesta terça-feira (31). Os animais foram encontrados num cativeiro ilegal, no município de Japoatã, durante apuração de uma denúncia de um matadouro ilegal na região. 

Na ação, a equipe identificou 2 cabeças (Paroaria dominicana), 1 canário da terra (Sicalis flaveula), 1 coleirinho (Sporophila caerulescenes) e 1 papa-capim (Sporophila nigricollis). "As aves apresentavam características de animais recentemente capturados e não apresentaram nenhuma patologia, a exemplo de dermatofitoses, ectoparasitas, infeções bacterianas e virais. As plumagens também apresentaram um bom aspecto e, por isso, concluímos que estavam em bom estado de saúde", pontuou o veterinário Daniel Allievi. 

O técnico ambiental também explicou que existem procedimentos legais para a criação de pássaros. Essas medidas, segundo ele, são essenciais para o controle dos órgãos competentes e ainda se evita punições administrativas. "O cidadão que deseja criar aves silvestres de forma regular deve, primeiramente, se cadastrar no site do Ibama (www.ibama.gov.br). Feito isso, basta se dirigir à Adema portando RG, CPF e comprovante de residência originais e realizar o cadastro de criador". 

Após operação, as aves apreendidas foram devolvidas à natureza em uma área de reserva do estado.

Com esta ação de hoje, subiu para 121 o número de animais silvestres resgatados e devolvidos à natureza desde março deste ano.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: