Covisa fiscaliza comercialização de mel em São Cristóvão

Por Prefeitura de São Cristóvão 19/06/2018 14h47
Covisa fiscaliza comercialização de mel em São Cristóvão
Prefeitura de São Cristóvão

A Coordenação de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental (Covisa) de São Cristóvão apreendeu produtos similares a mel em supermercados e farmácias da cidade. As fiscalizações são diárias e os técnicos do órgão orientam os consumidores sobre os cuidados necessários na hora de comprar esse tipo de produto.

Cleodon Teodório da Silva, coordenador de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, explicou que, nos últimos dias, as apreensões de produtos, identificados como ‘xarope de açúcar’, foram realizadas mediante denúncias em estabelecimentos comerciais da cidade. Ele esclareceu que o mel (enquanto produto derivado de origem animal), deve apresentar o selo de Inspeção Federal ou Estadual na embalagem, o que comprovará a autenticidade do produto.

“Recebemos denúncias de apicultores locais e passamos a intensificar as fiscalizações. É um problema presente em todo o estado. Esses produtos são comercializados como mel, mas na verdade são uma espécie de calda de açúcar. O mel sempre apresenta o selo de inspeção federal ou estadual. A população precisa estar atenta aos rótulos, aos ingredientes. É importante lembrar que muita gente compra o mel para uso fitoterápico. No caso desses produtos irregulares, estão consumindo açúcar”, disse.

 Não compre mel se detectar as seguintes irregularidades:

*Não possuir selos vinculados à agricultura e pecuária;
*Produto ‘sabor mel’ não é mel. Verifique no rótulo que consta o ingrediente açúcar;
*Alimentos com alegações de propriedade funcional e ou de saúde devem ter registro na Anvisa ou Ministério da Saúde.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: