Defesa Civil segue em alerta por conta da chuva

Por PMA 08/06/2018 18h52
Defesa Civil segue em alerta por conta da chuva
PMA

A Defesa Civil de Aracaju segue em alerta por conta da chuva que cai na cidade desde a madrugada desta sexta-feira, 8. De acordo com o coordenador geral da Defesa Civil Municipal, major Sílvio Prado, a previsão do Centro de Meteorologia de Sergipe é que as chuvas permaneçam no final de semanal, mas em menor intensidade.

De acordo com o major Sílvio, nesta quinta-feira, 7, choveu 52 milímetros na capital. Nesta sexta-feira, 8, a previsão era de 16, mas choveu 36 milímetros. Apesar da maior incidência, as ações preventivas realizada pela Prefeitura de Aracaju têm surtido feito e não foram registradas intercorrências por conta da chuva. “A gente continua em alerta, mas a cidade está respondendo bem para o volume de chuva de 52 milímetros. Não tivemos nenhum problema relacionado com as chuvas, apenas alagamentos em pontos específicos, como na avenida Euclides Figueiredo, que está em obras e somente quando elas foram concluídas é que vamos poder drenar a área”, disse.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, a previsão do Centro de Meteorologia de Sergipe é de chuva neste sábado e domingo. “A previsão é de 20 milímetros por dia. Isso é considerado baixo, uma chuva moderada. Essa é a previsão, mas se a intensidade de chuva for  superior, a gente tem como atuar. Estamos em observação”, informou.

Alerta

O coordenador Defesa Civil de Aracaju alerta que em casos de situação de risco o cidadão deve acionar o órgão por meio do 199. "A Defesa Civil está de plantão e a gente reforça que as pessoas que residem em áreas de risco não esperem chegar ao extremo para tomar uma providência. Qualquer sinal de desabamento, qualquer barulho ou rachadura é motivo para sair e chamar a Defesa Civil. As pessoas precisam se proteger", orientou o major Sílvio Prado.

value.image

Trabalho conjunto Nesta sexta, 8, a Superintendência de Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) atuou na orientação do trânsito em locais onde os semáforos tiveram problemas e em pontos de engarrafamento. As equipes seguem em alerta e os agentes estão de prontidão.

Já as equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) atuaram desde as primeiras horas do dia, priorizando onde há recorrência de alagamentos ou retenção, a exemplo do Largo da Aparecida, da avenida Euclides Figueiredo e na região do bairro Santos Dumont. A Diretoria de Operações permaneceu com equipes de monitoramento nas ruas e também com equipes itinerantes.

Além disso, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) intensificou a manutenção que realiza nos 65 canais da cidade. O trabalho intenso e minucioso aconteceu nos bairros Jabotiana, Santa Maria, Jardins e Luzia. A limpeza mecanizada foi realizada no canal do Santa Maria, enquanto o método de barragem móvel foi a opção utilizada na avenida Francisco Moreira, no Luzia. Além disso, houve ação de limpeza na canaleta nas proximidades do Morro de Avião, também no Santa Maria.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: