Com greve dos caminhoneiros, captação de leite em Sergipe está ameaçada
Com a greve dos caminhoneiros que ocasionou no bloqueio de alguns trechos da BR 101, a captação de leite em Sergipe está ameaçada. De acordo com a Associação dos Produtores de Leite do Estado de Sergipe (Aproleite), a produção leiteira corre o risco de ter sérios prejuízos, pois muitos terão que fazer o descarte. A partir de sábado, se continuar a manifestação, a captação só será ao redor das indústrias - Nossa Senhora da Glória e Aquidabã.
“Até o presente momento, não tive relato de que houve algum problema de captar leite. Mas, já estamos na iminência. Provavelmente, amanhã não vai ter mais a captação. Ou seja, muitos desses produtores vão ter que fazer o descarte”, comentou Lafayette Sobral Junior, presidente da Aproleite.
Segundo o presidente da Aproleite, a informação é que já existem regiões do país, como em Minas Gerais e até a Bahia, que estão descartando o leite estragados em virtude da greve. “Isso já acarreta um impacto social e ambiental muito grande. Um alimento nobre e que, pelo que tudo indica, não vai ser colocado na cadeia de consumo e sim descartado na natureza”, pontuou.
Lafayette Sobral acrescentou ainda que o produtor de leite que tiver como utilizar a matéria prima será uma opção para não descartar. “Com os bloqueios de hoje em Sergipe, acredito que tudo será ameaçado. Fica um círculo mesmo”, disse.
Em Sergipe, a produção de leite ocorre praticamente em todas as regiões. Contudo, a produção maior é na bacia leiteira do sertão. “Hoje, todo Estado produz leite, região centro sul, agreste e até o litoral”, concluiu.
Nota de alerta
A associação também emitiu uma nota afirmando entender e estar solidário com as manifestações dos caminhoneiros. “Combustíveis com preços elevados e com alta carga tributária comprometem a sobrevivência dos caminhoneiros e de suas famílias, além de impactar todas as cadeias produtivas. A exemplo dos caminhoneiros que vivem do frete, muitas famílias dependem do leite para sobreviver, e, em não havendo coleta do produto, muitos deles não terão como honrar as despesas com a atividade e com as suas famílias. Desta forma, solicitamos aos líderes do movimento, que permitam a passagem dos caminhões térmicos que transportam leite, pois o mesmo é altamente perecível”, registrou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Esta noite, acontece o acendimento da iluminação decorativa no parque Governador Augusto Franco
Associação dos Amigos da Oncologia celebra 29 anos de fundação com missa em Ação de Graças
Direto de Brasília 27/11/25 - Lei que garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Sest Senat realiza mais uma edição da feira emprega transporte
Na Alese, deputados aprovam projetos relacionados à educação
Mais acessadas
Foragido do sistema prisional é recapturado e preso por tráfico de drogas em Estância
Sergipe registra 1.076 vagas formais em outubro e mercado de trabalho ganha perfil mais jovem e diverso
STF conclui julgamento que torna Eduardo Bolsonaro réu
Brasil será uma das sedes da edição feminina da Fifa Series
Defesa de Bolsonaro pede prisão domiciliar humanitária ao STF
Mais notícias
-
1 hora, 16 minutos Sergipe registra 1.076 vagas formais em outubro e mercado de trabalho ganha perfil mais jovem e diverso
-
17 horas, 15 minutos MEC credencia Campus de Estância da UFS e autoriza cinco novos cursos de graduação
-
18 horas, 42 minutos Petrobras aprova proposta para construção de navios-plataforma em Sergipe