Justiça Federal restringe circulação de automóveis na Praia do Saco

Por MPF/SE e Adema 22/05/2018 17h22
Justiça Federal restringe circulação de automóveis na Praia do Saco
MPF/SE

A 7ª Vara da Justiça Federal concedeu liminar que proíbe a circulação de veículos automotores e o uso de equipamentos de som com alta potência (paredões) na Praia do Saco. A decisão define a responsabilidade de fiscalização e sinalização da região, a fim de evitar o descumprimento da ordem judicial.

São réus no processo a Prefeitura do Município de Estância e o Governo do Estado de Sergipe através da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Na ação civil pública, o Ministério Público Federal (MPF) pediu que os citados atuem em conjunto para fiscalizar a área, bem como adotem medidas que evitem o trânsito de veículos não autorizados na faixa de areia e o uso dos equipamentos de som.

Providências 

Com o deferimento dos pedidos, cabe agora à Prefeitura de Estância a sinalização da área de tráfego e estacionamento proibidos, com placas de no mínimo dois metros de altura. Cabe também ao executivo municipal a instalação de barreiras físicas que impeçam o acesso de veículos sem autorização à faixa de areia. A decisão também prevê a fiscalização, bem como a possível autuação, apreensão ou aplicação de multa aos descumpridores da legislação. A administração municipal deve ainda apresentar mensalmente o andamento de tais ações, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, caso a determinação seja descumprida.

À Adema cabe prestar cooperação técnica na região, desenvolvendo estudos e projetos que possam aprimorar a fiscalização e o licenciamento ambiental. O órgão assume também a função de exigir o Relatório de Auditoria Ambiental dos empreendimentos licenciados pelo município na região. Além disso, a Adema deverá prestar treinamento aos técnicos do município de Estância sobre os aspectos legais e administrativos do licenciamento de empreendimentos e seus impactos locais diretos.

Nota da Adema

Sobre a determinação do MPF, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) emitiu uma nota informando que tomou conhecimento da decisão nesta terça-feira, dia 22. “E, como tem feito com todas as determinações judiciais recebidas, irá cumprir com aquilo que for de sua competência”, pontuou.

Além disso, o órgão ressaltou que o trabalho de monitoramento da área já vinha sendo feito rotineiramente, com análise de campo e intensas fiscalizações na região. “Todas as ações são realizadas em concordância com as ordenanças do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que preconiza pela boa fluidez dos componentes ambientais, como também com todos os mecanismos ligados a preservação do meio ambiente”, registrou.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: