Conselheiro diz que Estado será prejudicado caso recursos do Fundeb saiam do Banese

O conselheiro Carlos Alberto Sobral, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), se manifestou no Pleno desta quinta-feira, 17, sobre a recente decisão da Justiça Federal que garante a transferência dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para contas específicas da Caixa Econômica Federal (CEF) ou do Banco do Brasil (BB). Segundo ele, caso assim permaneça após o trânsito em julgado, a determinação será prejudicial para as contas do Estado.
"Essa decisão é de primeiro grau, cabe recurso; então, acredito que o Estado de Sergipe vai recorrer porque isso causa prejuízo ao Estado já que o Banco do Estado de Sergipe [Banese] tem esses recursos e agora vai ficar cerceado disso", comentou.
O conselheiro disse ainda que, em virtude de a decisão ser em primeiro grau, não há necessidade de uma atualização imediata da Resolução do Tribunal de Contas Nº 243, que estabelece normas de controle da aplicação dos recursos destinados à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) no Estado e nos Municípios e institui mecanismos de comprovação da aplicação dos recursos do Fundeb.
Em seu Artigo 26, a Resolução diz que "O Governo do Estado e as Prefeituras Municipais deverão manter, junto ao Banco do Estado de Sergipe - BANESE, Banco do Brasil S.A. ou à Caixa Econômica Federal, conta corrente única e específica, denominada de "Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB".
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Homens invadem campo de Futebol Society e levam vários objetos

Justiça Federal determina que estado não cancele contratos dos servidores temporários

Museu da Gente Sergipana inicia hoje programação especial em celebração ao Dia da Sergipanidade

confira os destaques policiais nesta terça-feira (21)
