Mais de 40 mil sergipanos faltam receber o kit digital

Por Com informações da Seja Digital 04/05/2018 16h01
Mais de 40 mil sergipanos faltam receber o kit digital
seja digital

Na manhã desta sexta-feira (4), o presidente da Anatel, Juarez Quadros, entregou o kit de TV Digital de número 140 mil em Aracaju para uma aposentada. Composto de um conversor, uma antena e um controle remoto, o kit está sendo distribuído gratuitamente para pessoas de baixa renda que são beneficiários de programa social do Governo.

Antes de visitarem a agência central dos Correios, onde ocorre a distribuição de kits às famílias beneficiadas por programas sociais do governo federal, Juarez Quadros e o presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Martelleto, concederam entrevista coletiva. Os dois falaram sobre o desligamento do sinal analógico, previsto para ocorrer no próximo dia 30 de maio em Aracaju e outros 16 municípios de Sergipe.

De acordo com Antônio Martelleto, 13 centros já foram desligados e que faltam apenas 26 dias para o desligamento do serviço analógico. “Já foram distribuídos em todo o país 9 milhões de kits”, afirmou.

Durante entrevista coletiva, Juarez Quadros disse que as empresas de TV já estão com dois sinais em funcionamento, analógico e digital. Explicou que esse é um programa do governo federal e que, além da parte tecnológica, também envolve um programa social. Disse que as famílias de baixa renda podem fazer o agendamento para marcar a hora e o local para receber o kit. Para isso basta ligar no 147. O atendimento é realizado 24h, nos sete dias da semana.

O presidente da Seja Digital alertou que os televisores de tubo e as TVs de tela plana fabricadas até 2010 são analógicas e por isso precisam do conversor. Segundo faltam 42 mil famílias retirarem os kits em Aracaju e região. Martelletto acredita que o sinal será mesmo desligado no próximo dia 30 e advertiu que quem possui TV analógica e não instalar o conversor e a antena vai ficar sem assistir televisão.

 

TV companheira

Maria Balbina dos Santos, que recebeu o kit do presidente da Agência,  é aposentada, tem 74 anos e mora sozinha. Com um sorriso largo ela disse  que “a TV é sua grande companheira para todas as horas”. Ela contou que agora que retirou seu kit vai instalar o equipamento neste final de semana para no domingo passar o dia na frente da TV com imagem de cinema.

O presidente da Anatel e da Seja Digital visitaram, pela manhã, a escola maternal Marilda Leite para entregar conversores para a instituição. A escola atende crianças de 3 a 5 anos que estudam em período integral.  Os professores não são remunerados, o trabalho é voluntário. No total são 106 crianças matriculadas. Cerca de 90% das mães são de baixa renda, que trabalham como empregadas domésticas ou faxineiras. A casa tem 71 anos e inicialmente abrigava mães solteiras.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: