Sergipe

27/03/2018 às 07h33

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes no Projeto Glaucoma em Sergipe e Bahia

Redação Portal A8

Foto: Whatsapp
Na manhã desta terça-feira (27), a Polícia Federal deflagrou operação no combate a fraudes do Projeto Glaucoma do governo federal. Além de Sergipe, a operação acontece também no sudoeste do estado da Bahia. A operação foi intitulada Lanzarote.

Em Sergipe, a Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão em clínicas de olhos, nos municípios de Itabaiana e Aracaju. Na capital, os policiais federais estão em uma clínica na rua Lagarto e em um prédio residencial no bairro Jardins, o Mansão Buena Vista. No interior, a busca e apreensão acontece no Instituto Oftalmológico de Sergipe, localizado em Itabaiana.

Foto: Aline Aragão

No estado da Bahia, a polícia cumpre cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra o sócio-administrador do Instituto Oftalmológico da Bahia (Ioba). 

O Projeto Glaucoma é um programa instituído pelo Governo Federal e que consiste no cadastramento e contratação de instituições de saúde para o tratamento oftalmológico de pacientes com glaucoma, com o atendimento clínico e o fornecimento contínuo de medicação (colírios).

A polícia Federal deverá se pronunciar sobre a Operação à imprensa às 10h desta terça-feira (27). 

Operação Lanzarote

O nome da operação é uma referência à ilha onde viveu o autor do livro “Ensaio sobre a Cegueira”, o escritor português José Saramago, tendo em vista que o glaucoma é a terceira maior causa de cegueira no Brasil.