Sergipe

21/02/2018 às 09h43

ITPS auxilia empresas de Sergipe no controle da qualidade dos fertilizantes

Assessoria ITPS

Foto: ITPS
Produtos indispensáveis à produção agrícola, os fertilizantes produzidos em Sergipe são submetidos - por intermédio das empresas produtoras, misturadoras e distribuidoras – a um controle de qualidade do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).

O Laboratório de Ensaios Inorgânicos do ITPS é quem analisa os fertilizantes oriundos das empresas em Sergipe, sendo a única instituição pública no estado, que é credenciada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a oferecer esse tipo de serviço. No último triênio, foram realizadas no ITPS, em média, 800 análises por ano.

“Na produção de fertilizantes, as empresas devem adotar um controle de qualidade, que pode ser feito em laboratório próprio ou cadastrado ao Mapa. Em Sergipe, o ITPS atende a maior parte das empresas, garantindo, conforme a metodologia utilizada do Mapa, a qualidade dos fertilizantes”, explica o diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo.

A análise de fertilizantes consiste em uma verificação dos teores de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) e dos micro e macronutrientes, a exemplo de cálcio, manganês, boro, enxofre, alumínio, cloro, entre outros elementos. “Os ensaios são importantes para que as empresas atestem a qualidade do seu produto, especialmente a quantidade de cada elemento químico presente”, detalha Sérgio Mendonça, engenheiro químico do Laboratório de Ensaios Inorgânicos do ITPS.

Assim como as empresas, os agricultores também podem solicitar a análise de fertilizantes ao ITPS. “Esses produtos interferem diretamente na produção agrícola. É preciso que os agricultores solicitem a análise do fertilizante para saber se a concentração dos nutrientes está de acordo com as especificações do produto recomendado pelo agrônomo”, revela Sérgio.

 

Contrato

Para contratar o serviço de análise, as empresas devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente do ITPS por meio do telefone (79) 3179 8087/8081. O contato também pode ser feito de forma presencial na sede da instituição, que fica na Rua Campo do Brito, 371, bairro 13 de Julho.

 

Agricultura

O ITPS ainda possui outros serviços que auxiliam os agricultores. Entre eles, estão a análise de solo e da folha, que ajudam na obtenção da adubação correta, e consequentemente, na melhoria da produtividade da lavoura.

 

Fertilizantes em SE

No cenário nacional, conforme estudo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) baseado em dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), Sergipe se configura como um importante produtor de fertilizantes, sendo responsável por 5,8% da capacidade de produção do país. As principais indústrias brasileiras de fertilizantes, entre elas, Heringer, Fertinor e Adubos Sudoeste, estão instaladas no estado. A produção sergipana de fertilizantes é distribuída principalmente para os estados do Nordeste, atingindo Maranhão, Piauí e o oeste da Bahia.

 


Fonte: Assessoria ITPS