Estudantes do Colégio Atheneu Sergipense fazem protesto nas ruas de Aracaju

28/07/2017 11h20
Estudantes do Colégio Atheneu Sergipense fazem protesto nas ruas de Aracaju

Na manhã desta sexta-feira (28), estudantes do Colégio Atheneu Sergipense realizaram um protesto nas ruas da capital sergipana, a avenida Ivo do Prado chegou a ser interditada pelos estudantes.

Segundo os estudantes, o Colégio foi fechado para reforma há um ano e desde então eles estão estudando em outra escola, mas eles denunciam que a reforma não começou ainda, e eles querem estudar no Colégio de volta. A informação é que já foram realizadas diversas reuniões com a secretaria de educação, mas até o momento a reforma não começou.

A manifestação começou em frente ao Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, no bairro Getúlio Vargas, para onde os alunos foram transferidos de forma temporária em 2015. Eles reclamam que a estrutura do prédio onde eles estão não atende as necessidades dos alunos. Eles caminharam pelas ruas da cidade com roupas pretas, carregando um caixão.

Segundo informações da assessoria, o Governo de Sergipe iniciou o processo licitatório para reforma do Colégio Estadual Atheneu Sergipense no último dia 17 de maio e deve concluí-lo no próximo dia 15 de agosto, obedecendo o cronograma estabelecido pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP), órgão responsável pela licitação. A Companhia informa que, após iniciado, em nenhum momento o processo foi paralisado e que esse período atende às exigências da Lei 8.666/93.
Orçada em R$ 8,5 milhões, as obras e os serviços de melhorias têm em conta reivindicações, não apenas da comunidade escolar, mas também da sociedade sergipana. O governador Jackson Barreto resolveu iniciar o processo com recursos próprios após o governo federal não acenar com perspectivas concretas de parceria. O prazo para a conclusão da reforma é de 365 dias.
A reforma e ampliação do Atheneu Sergipense possibilitará a recuperação de toda a estrutura metálica da quadra poliesportiva, do refeitório, da sala de dança e do grêmio, bem como do auditório. Toda a cobertura do colégio será revisada, assim como as esquadrias de madeira e os cobogós.
Com a conclusão da obra, o prédio passará a atender as normas técnicas de acessibilidade e contará com elevador, novas rampas de acesso, além de mapa, pisos táteis e banheiros adaptados. O colégio receberá uma nova pavimentação interna em piso de alta resistência. Todas as salas de aula serão climatizadas e os quadros verdes serão substituídos por quadros de fórmica branca, sendo que em toda a estrutura do prédio será feita uma pintura geral.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: