Vacinação contra a gripe continua disponível em Sergipe

Por Com informações da Secretaria de Estado da Saúde 09/06/2017 15h33
Vacinação contra a gripe continua disponível em Sergipe

 

Nesta sexta-feira (9) termina oficialmente a campanha de vacinação da gripe para grupos prioritários. Mas as doses continuam disponíveis nos postos de saúde de Sergipe para toda a população, incluindo os grupos de risco, até o término do estoque.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe (SES), até essa sexta-feira (9), a vacinação atingiu cerca de 75,34 % do público-alvo da campanha, com aplicação de 313.491 mil doses.

Grupos prioritários

Fazem parte do grupo de risco, crianças de 6 meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da área de saúde; indígenas; gestantes, puérperas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores das escolas públicas e privadas, que é a novidade desse ano.

Influenza

Conhecida como gripe, a influenza é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.

A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante. Existem três tipos de vírus influenza, A, B e C e entre os subtipos o mais conhecido é a H1N1.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: