Ministro do Esporte participa da abertura do Mundial Escolar de Triathlon

Por PMA 09/06/2017 07h52
Ministro do Esporte participa da abertura do Mundial Escolar de Triathlon

Com a presença do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, aconteceu nesta quinta-feira, 8, a abertura do Mundial Escolar de Triathlon. Aracaju foi escolhida como sede da competição este ano por reunir todas as condições logísticas para receber o evento, que é promovido pela International School Federation (ISF), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Seel), e da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp).

Durante a abertura do evento, que contou com a presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o ministro falou sobre a importância do esporte de base. "Eventos como este que ocorrem hoje aqui em Aracaju são fundamentais para a detecção de novos talentos para o esporte brasileiro, pois é na escola que surgem os atletas olímpicos que irão defender as cores do Brasil", disse.

Para o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, a capital sergipana tem toda a estrutura necessária para eventos desse porte. "A vinda do Mundial Escolar de Triatlhon para nossa capital, mostra que ela está apta e tem potencial para receber grandes eventos esportivos. É uma cidade propícia para isso e muito acolhedora. Não temos dúvida que o Mundial vai ser um sucesso", enfatizou.

Sergipano na prova

Por estar competindo em casa, existe uma expectativa quanto à participação da delegação brasileira com a conquista de resultados significativos. Na delegação nacional está um triatleta sergipano que é o primeiro colocado no ranking estadual. Cleverton Gomes Santos, do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite, vai participar na categoria sub-16. "É meu primeiro campeonato Mundial, e estou muito ansioso por essa participação. Espero fazer meu melhor para representar bem o meu estado e o meu país. Sei que ao participar de um mundial vou ganhar ainda mais experiência para quem sabe poder seguir carreira." disse Cleverton Gomes.

Para o técnico do jovem sergipano, o triatleta Marlúcio, esse é um evento para testar todo o potencial do Cleverton. "Ele vem treinando muito forte de segunda à sábado, 2 a 3 vezes ao dia, chegando a quase 5 horas entre natação, ciclismo e corrida. Ele está muito empenhado, e por isso, estamos confiantes numa boa participação."

Além do Brasil, os países que se destacam na competição são Chile, Alemanha, França e Hungria. 

A competição


O palco da disputa do Mundial será a Orla da Atalaia, na competição que reunirá mais de 100 participantes. São 750 metros de natação, disputados em um dos lagos da orla, 20 km de bicicleta na pista entre os lagos e o farol, e 10 km de corrida, na mesma pista. As provas são disputadas nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades.

As provas ocorrerão nesta sexta e sábado, com início previsto para as 8h com encerramento às 10h, sendo que na sexta, ocorrem as disputas no individual, e no sábado será a vez do revezamento.

No domingo, 11, acontece o "Dia Cultural", que é a data reservada para que os participantes do evento tenham um contato maior com a cidade, conhecendo mais a cultura e as tradições locais, com visitas aos pontos turísticos. Ainda no dia 11 à noite, acontece a "Noite das Nações", encerrando a competição.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: