Tribunal de Justiça de Sergipe inicia Semana Nacional da Conciliação

Por Ascom TJ/SE 22/11/2016 07h40
Tribunal de Justiça de Sergipe inicia Semana Nacional da Conciliação
value.image
Foto: Whatsapp

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), por meio do Nupemec e do Cejusc, deu início, nesta segunda-feira, 21.11, a Semana Nacional de Conciliação, que ocorrerá até a sexta-feira, 25.11. O esforço nacional é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como objetivo incentivar que os Tribunais utilizem os métodos autocompositivos de resolução de conflitos para dar maior celeridade aos processos em andamento, através dos acordos entre as partes.

Em Sergipe, todos as comarcas estão participando da Semana através de pautas concentradas. Em Aracaju, o Cejusc fez parceria com o Banese,  Banese Card e Energisa e está realizando renegociações de dívidas no Fórum Gumersindo Bessa e no Fórum do bairro Santa Maria.

De acordo com a Juíza Coordenadora do Cejusc, Maria Luíza Foz Mendonça, inclusão das renegociações de dívidas durante a Semana Nacional de Conciliação atente a um pedido da população de Aracaju. “Durante a Semana as pessoas poderão negociar suas dívidas com o Banese/Banesecard e Energisa. Além disso, temos a pauta processual de conciliações com mais de 500 audiências agendadas. A intenção é aumentar ainda mais o número de conciliações no Judiciário sergipano e a Semana Nacional de Conciliação é um marco. Estamos trabalhando para superar as estatísticas do ano passado”, explicou a magistrada.

A dona de Casa, Juliana de Souza, convocou todas a pessoas a aproveitarem a Semana para poder renegociar suas dívidas. “Eu tinha uma dívida muito alta e estava esperando um momento oportuno para poder pagar. Daí chegou a Semana de Conciliação e conseguimos um acordo reduzindo 90% da dívida. Então, aconselho a todos que têm débitos a participar da Semana e limpar o seu nome”, comemorou.

As pessoas que foram a Fórum Gumersindo Bessa contaram também com a apresentação de um esquete teatral sobre educação financeira. Além das negociações, a Energisa está realizando, no Fórum do Santa Maria, o cadastro para a tarifa social, direcionado à população de baixa renda e promovendo palestras sobre uso consciente de energia elétrica. Também no Fórum do Santa Maria uma equipe do Serviço Social do INSS está tirando dúvidas sobre os benefícios previdenciários. No Fórum do DIA, nos dias 21 e 23/11, a Oi está recebendo reclamações.

O Cejusc também vai iniciar o Projeto Sala de Espera: Educação Financeira nos Fóruns. A proposta é apresentar vídeos para os jurisdicionados, com o objetivo de disseminar informações sobre consumo consciente e formas de prevenção de dívidas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: