Sergipe ainda não alcançou a meta mínima de vacinação contra gripe
A vacinação contra a gripe, que teve a campanha iniciada no dia 25 de abril, ainda não foi concluída em Sergipe. Mesmo com a prorrogação do Ministério da Saúde, 24% dos municípios sergipanos ainda não alcançaram a meta mínima de imunizar 80% da população alvo, que no Estado representa 326.900 pessoas.
Até o momento, 79,43% da população alvo foi imunizada, o que equivale a 324.585 doses aplicadas. O grupo populacional que mais recebeu a dose foi o dos indígenas (93,26%), seguido das puérperas (91,78%), trabalhadores da saúde (87,46%), gestantes (72,42%), crianças (79,30%) e idosos (79,14%).
Os municípios que não alcançaram a meta foram: Monte Alegre de Sergipe (51,75%), Riachuelo (52,63%), Aquidabã (64,68%), Ilha das Flores (67,38%), Riachão do Dantas (67,41%), Poço Verde (69,65%), Ribeirópolis (70,89%), Aracaju (70,90%), Santo Amaro das Brotas (72,21%), Umbaúba (73,38%), Carmópolis (73,41%), Nossa Senhora de Lourdes (75,90%), Malhador (76,49%), Estância (77,20%), Santa Luzia do Itanhy (77,58%), Gararu (79,69%), São Francisco (79,44%) e Porto da Folha (79,92%).
Considerando os números da vacinação nos nove Estados do Nordeste, a meta mínima foi alcançada e a cobertura foi de 80,51% da população alvo. Os Estados que não alcançaram a meta foram: Bahia (76,98%), Ceará (77,58%), Sergipe (79,43%) e Rio Grande do Norte (79,73%).
A vacina contra a gripe protege as pessoas contra as complicações da doença e evita as internações hospitalares. Mesmo já tendo entrado no inverno, as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas no período de até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais devem receber a dose.
De acordo com a coordenadora do programa Estadual de Imunização, Sândala Oliveira, a execução da vacinação é obrigação dos municípios e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) apoia os municípios na realização da campanha.
“Temos conversado com frequência com os secretários de saúde dos municípios que ainda não alcançaram a meta mínima do Ministério da Saúde para que intensifique a vacinação, inclusive com a realização da busca ativa da população alvo pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família. Por outro lado, a população deve se conscientizar da importância da vacinação e procurar os locais de vacinação ou levar as crianças para receber a dose. Idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem receber a vacina em casa, basta solicitar na Unidade Básica de Saúde”, disse Sândala Oliveira.
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país
Dia de finados; milhares de sergipanos vão aos cemitérios para homenagear os entes queridos
Mais acessadas
Jornalista Fredson Navarro lança livro 'O Vagalume' e estreia como escritor
Polícia investiga casos de abuso sexual virtual contra crianças em Socorro e Aracaju
Flamengo é finalista da Libertadores e tem a chance de conquistar tetracampeonato
Apostas para a Mega da Virada começam neste sábado (1°)
Foragido autor de furtos em estabelecimentos comerciais é preso novamente em Itabaianinha
Mais notícias
-
6 horas, 34 minutos Flanelinha provoca grave acidente envolvendo 11 veículos no centro de Aracaju
-
10 horas, 15 minutos Influencer sergipana perde Bolsa Família após exibir carro e iPhone 17: “Denunciaram e me tiraram”
-
11 horas, 57 minutos Obra biográfica e ficcional do artista sergipano Véio é lançada no Museu da Gente Sergipana