Feira gratuita oferece dicas de educação financeira aos aracajuanos

30/09/2015 21h31
Feira gratuita oferece dicas de educação financeira aos aracajuanos
A8SE

Pela primeira vez a Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN estará em Aracaju para realizar a "Caravana Meu Bolso em Dia". No próximo sábado, 18 de maio, na Praça Hilton Lopez, no centro. Trata-se de uma feira gratuita de educação financeira, para orientar os cidadãos sobre o uso consciente do dinheiro e dos produtos financeiros em geral, como cartão de crédito, crédito consignado, empréstimo pessoal, financiamento entre outros. O evento contará com brincadeiras, brindes, jogos e um show de encerramento da Banda Fala Mansa.

Durante a Caravana, o cidadão também pode consultar a situação do seu nome na "Tenda Nome Limpo", que conta com a parceria com a Serasa Experian. A tenda também oferece brincadeiras como o "Painel do Jimbo", que faz alusão a um calendário com um símbolo que remete à despesa daquele dia, o objetivo é mostrar que a organização financeira pode ser incorporada facilmente nos hábitos do dia a dia.

"A Caravana é um evento que tem percorrido todo o Brasil para levar informações de educação financeira e agora chegou a vez de mostrar para os aracajuanos que com planejamento e controle de gastos é possível deixar o bolso em dia. Uma forma de transformar esse assunto em um tema fácil no cotidiano é acrescentar ao tema o entretenimento, exatamente o que iremos fazer neste evento, levar informações por meio de brincadeiras e orientações didáticas", afirma Fábio Moraes, diretor de educação financeira da FEBRABAN.

A "Tenda do Crédito" oferece brincadeiras que mostrarão aos participantes quais os tipos de créditos que são oferecidos pelas instituições financeiras, como o consignado, empréstimo pessoal, cheque especial, financiamento de veículos, CDC, entre outros. No mesmo local haverá também um espaço dedicado para atendimento ao público, batizado de "Espaço Cidadão", contará com a presença da Defensoria Pública do Estado, que além de atender a população, explicará a atuação do órgão e serviços prestados à comunidade. Um ponto neste espaço são as palestras de educação financeira, que irão ajudar o consumidor a controlar melhor o orçamento, por meio de ferramentas da FEBRABAN, como o site meubolsoemdia.com.br e nosso software de educação financeira Jimbo e informações sobre o planejamento financeiro com a chegada da aposentadoria.

O evento também conta com uma tenda exclusiva para as crianças. A "Tenda das Crianças", terá monitores e oferecerá as crianças atividades como pintura no rosto, jogo da memória, caderno para colorir e brinquedos. Por fim, a "Tenda Viva Seguro", uma parceria com a Funenseg, oferece aos participantes uma brincadeira de roleta, com perguntas e respostas sobre seguros. Além disso, a tenda oferece qualidade de vida aos visitantes, que poderão desfrutar de uma massagem e também aferição de pressão arterial.

Perfil de endividamento dos sergipanos
Segundo informações do Banco Central, em Sergipe, a taxa de inadimplência das pessoas físicas nas operações de crédito está 4,38%, dados de fevereiro de 2013. Mas o número já foi maior e chegou ao pico de 10,12% em 2004, na sequencia começou a declinar e atingiu o nível mais baixo em 2011, quando chegou a 3,4%. De acordo com os dados, nota-se que há uma oscilação na taxa de inadimplência dos sergipanos nos últimos anos. Entretanto, esse movimento não é exclusivo de Sergipe, de modo geral, a taxa de inadimplência dos brasileiros nas operações de crédito para pessoas físicas tem aumentado nos últimos anos, chegando a 5,99% em maio de 2012.

Saiba mais no site do Banco Central: https://www3.bcb.gov.br/sgspub/consultarvalores/consultarValoresSeries.do?method=getPagina

Caravana Meu Bolso em Dia
Lançada em 2010, trata-se de uma feira de educação financeira, que tem o objetivo de esclarecer e orientar os cidadãos sobre como utilizar o dinheiro corretamente e tomar decisões financeiras conscientes. O evento, que é gratuito, conta com a ajuda de diversos profissionais para orientar o público sobre endividamento, planejamento financeiro, cheque e cartão, empreendedorismo entre outras informações úteis ao dia a dia. A Caravana já atendeu mais de 17.700 pessoas em São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Teresina (PI).

Agenda
Data: 18/05
Horário: de 14h às 21h
Entrada: Franca
Local: Praça Hilton Lopez, centro.

Fonte: Diretoria de Comunicação da FEBRABAN

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: