Secult abre a programação da Semana Nacional de Museus em Sergipe

30/09/2015 21h31
Secult abre a programação da Semana Nacional de Museus em Sergipe
A8SE

Até sexta-feira, dia 16, os museus de Sergipe participam da 11ª Semana Nacional de Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus e coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A abertura da programação aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 13, na sede da OAB, e contou com a participação de autoridades, diretores de museus do Estado e estudantes.

Durante a solenidade de abertura, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, destacou os esforços do governador Marcelo Déda no sentido de valorizar a preservação da memória dos sergipanos através da revitalização da unidades museais de Sergipe. "Nós temos muito que comemorar. Reconhecemos, é claro, que ainda há muito que fazer, mas já é possível perceber que ao longo desses anos conseguimos dar maior destaque aos museus do nosso Estado, um exemplo disso é a visibilidade que espaços como o Palácio-Museu Olímpio Campos e o Museu da Gente tem atualmente", enfatizou a secretária.

Eloísa Galdino ressaltou ainda a mudança no perfil dos museus e os novos olhares que são lançados para essas casas de memórias. "No passado os museus eram tidos como um lugar de guardar coisas velhas, hoje eles já conseguem atrair um público maior, principalmente de jovens, que são atraídos pelas novas tecnologias e pela modernização desses espaços", completou.

Nesse contexto, a Semana Nacional de Museus, que já está na sua 11ª edição tem contribuído para dar maior visibilidade a esses locais de preservação da memória e no sentido de integrar as ações das unidades a fim de fortalecê-las. "A programação da Semana foi descentralizada nas 15 unidades museais do estado localizadas na capital e no interior. Nós fizemos essa integração para dar maior visibilidade a para atrair a população para esses espaços. Descentralizando as atividades, nós acabamos ampliando o público do evento", afirma a coordenadora de museus da Secult, Sayonara Viana.

Para o presidente da Comissão de Assuntos Histórico e Culturais da OAB, José Rivadálvio, a realização da Semana Nacional de Museus, é um momento de confraternizar e de unir forças entre as instituições museais do Estado. "Nós sempre participamos da programação do evento e acreditamos que este é um espaço para nos unirmos ainda mais. Pouco a pouco todos acabam se ajudando", ressaltou o responsável pelo Memorial da OAB.

Logo após a solenidade de abertura do evento, o público foi convidado a prestigiar a exposição ‘Alegrai-vos sergipanos: festa, celebração e ritual nos acervos museológicos sergipanos` , que permanece em cartaz na sede da OAB até o dia 13 de junho e que conta com peças do acervo das instituições sergipanas participantes da Semana de Museus. Além disso, a Prof. Drª. Cristina Almeida Valença Cunha Barroso (MUHSE/UFS) proferiu uma palestra com o tema ‘As ações educativas nos museus: criatividade a favor do progresso social`.

Programação completa aqui

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: