Saúde comemora Dia Mundial da Criança Soropositiva

Em alusão ao Dia Mundial da Criança Soropositiva, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria da Saúde de Aracaju, promoveu na tarde desta terça-feira, 7, uma ação com brincadeiras e distribuição de brindes para crianças soropositivas. O encontro ocorreu no CEPS (Centro de Educação Permanente em Saúde) e reuniu mães e crianças portadoras do vírus HIV, além de estudantes voluntários de uma escola particular da capital. Durante toda a tarde, foram feitas brincadeiras, com cantigas de roda, distribuição de brindes e lanches para os presentes.
A ação, que acontece anualmente, marca um momento de reflexão sobre a importância do pré-natal e mulheres soropositivas e tratamento das crianças que carregam o vírus. O Brasil registrou, até o ano passado, 8.988 casos de crianças menores de 5 anos e 2.191 na faixa etária de 5 a 9 anos com AIDS. Em Sergipe, já foram registrados 91 casos, em menores de cinco anos.
"Nosso Estado é um dos mais envolvidos na prevenção da Aids, inclusive, esta ação marca o sexto ano consecutivo que realizamos um evento alusivo às crianças soropositivas. Nós estamos conseguindo diminuir o número de casos novos em crianças e isso é uma grande vitória. Temos lutado para fazer essa mobilização em todo o Brasil e ao mesmo tempo falar sobre a importância do pré-natal, pois é fundamental que as gestantes façam o acompanhamento da sua gravidez", destacou o gerente do Programa Estadual de DST/Aids, Almir Santana.
Para a representante do Movimento Nacional de Cidadãs Positivas (MNCP), Fátima Aline de Souza, o encontro faz parte da inclusão social. "Aqui nós mostramos para essas crianças que elas podem tudo. Apesar de muitos não saberem ainda sobre a doença, até pela pouca idade, e por isso não entendem. Trouxemos 30 crianças, que estão na faixa etária de recém-nascidos a 14 anos. É um dia de reflexão para o estudantes, para as mães das crianças portadoras do vírus e de brincadeira para os pequenos", aponta.
A estudante Gabriela Petele comentou que foram mobilizados mais de 200 alunos da sua escola, que arrecadaram brinquedos e alimentos para a tarde de brincadeiras.
"Nós nos juntamos para fazer chocolate, brigadeiro e vendemos no colégio e, assim, arrecadamos dinheiro para comprarmos leite e farinha láctea, além de produtos de higiene e material escolar. É uma iniciativa importante porque é um problema não apenas do Estado, como um problema nacional. É uma realidade diferente da qual estamos acostumados", disse.
Fonte: ASN
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Obra da Casa da Mulher Brasileira recebe visita de ministros do Governo Federal

CTB estabelece 3 tipos de infrações para quem é flagrado usando o celular

Barragens de Sergipe estão controladas apesar do grande volume de chuva dos últimas semanas

Novas regras de segurança para chaves pix já estão valendo

Casos de esporotricose trazem preocupação
Mais acessadas
Galeria de Arte J. Inácio recebe exposição “Cultura Viva por entre os mundos”
Prática de Rinha de Galos é interrompida na Barra dos Coqueiros
Nadadora sergipana conquista quatro medalhas em Nordestão escolar
Fim de semana nas Rodovias Estaduais de Sergipe tem uma morte e dois feridos em acidentes
Hemose registra mais de 13 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2025
Mais notícias
-
13 horas, 36 minutos Jovem de 24 anos morre por meningite em Sergipe; SES confirma terceiro óbito em 2025
-
14 horas, 20 minutos Corpo de piloto vítima de acidente aéreo em Sergipe é liberado pelo IML
-
15 horas, 42 minutos Emancipação Política: Confira horário de funcionamento dos serviços no feriado de 8 de julho em Sergipe