Campanha de Vacinação contra a gripe segue até o dia 10 de maio

30/09/2015 21h30
Campanha de Vacinação contra a gripe segue até o dia 10 de maio
A8SE

"Quem lembra da vacina se protege da gripe!". Esse é o tema da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, que foi prorrogada pelo Ministério da Saúde (MS) até o dia 10 de maio. Desde que iniciou no dia 15 de abril, 123 mil doses já foram administradas em todo território sergipano, o que equivale a cerca de 50% da cobertura vacinal. A meta desse ano é imunizar 80% da população.

Dentre o público prioritário, formado por crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas com até 45 dias, idosos, população indígena e carcerária, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas, as crianças e idosos são, até o momento, os mais vacinados com 23.033 e 67.050 doses, respectivamente.

Entre as regionais de Saúde, a região de Estância é a que apresenta, até o momento, a maior cobertura dos grupos prioritários no território, com 48%. Em contrapartida, a região de Aracaju apresenta o índice mais baixo, com 27%.

"Estamos no período de maior incidência das chuvas e, portanto, mais propensos à gripe. É preciso que a população se dirija às unidades de saúde para serem vacinadas. Os postos de saúde estão abertos diariamente, das 8h às 17h", alertou a gerente do programa Estadual de Imunização, Sândala Oliveira.

Dados nacionais

O Ministério da Saúde e a SES recomendam aos municípios que intensifiquem as ações para que as pessoas sejam imunizadas. Até o momento, a região Sul conseguiu a maior adesão da população. Excluindo as doses aplicadas em doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade, foram vacinados quase 3 milhões de pessoas, representando 60,46% de cobertura da região.

Em sequência, a região Centro-Oeste conseguiu vacinar 876.967 pessoas, ou 40,01% do público-alvo. A região Sudeste, por sua vez, vacinou 4,9 milhões de pessoas, o que representa 35,3% do total. Na região Norte foram imunizadas mais de 919 mil pessoas, correspondente a 38,53% do total.

A região Nordeste já imunizou 37,79% do público-alvo, ou seja, mais de 3,2 milhões de pessoas.

Fonte: ASN

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: