Mutirão de avaliação pulmonar acontece neste sábado

30/09/2015 21h08
Mutirão de avaliação pulmonar acontece neste sábado
A8SE

A população de Aracaju e região terá acesso a um mutirão de espirometria, exame que detecta a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), no dia 21 de julho, das 8h às 15h. A ação será realizada no Hospital Universitári. O público-alvo da campanha são pessoas acima de 40 anos, fumantes ou ex-fumantes.
A primeira avaliação, também conhecida como "teste do sopro", consiste num procedimento simples que permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões. Caso o paciente esteja fora dos padrões normais para sua idade, ele será encaminhado para uma avaliação criteriosa e será realizado o teste completo de espirometria, exame que, basicamente, mede o volume de ar dentro do pulmão.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado da DPOC, doença que anualmente causa cerca de 40 mil mortes no Brasil. Os primeiros sinais (cansaço, tosse, pigarro e falta de ar) são confundidos com sinais do envelhecimento, fazendo com que o diagnóstico correto só seja feito quando o pulmão do paciente já está bastante comprometido. Entre os sintomas mais comuns estão: tosse, produção de catarro, falta de ar e a consequente limitação para exercícios físicos simples, como subir escadas ou caminhar.

São esperadas para a avaliação cerca de 200 pessoas. "É fundamental que a população conheça a DPOC, bem como sua detecção precoce, uma vez que a doença mata milhares de pessoas e a grande maioria desconhece ser portador do problema devido à dificuldade do diagnóstico", afirma a pneumologista Maria Luiza Dória, coordenadora da ação.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: