Mais de 26 mil pneus são recolhidos das ruas de Aracaju

30/09/2015 21h08
Mais de 26 mil pneus são recolhidos das ruas de Aracaju
A8SE

A Prefeitura Municipal de Aracaju já recolheu no primeiro semestre deste ano 26.545 pneus. A ação é crescente de mais de 20% em um ano. Em 2010, foram recolhidos 44.549 pneus. Já em 2011, este número saltou para 53.779.

As agentes de endemias da SMS percorrem todos os bairros de Aracaju e recolhem os pneus velhos em locais cadastrados, como borracharias, ferro velho e postos de gasolina. Esse material é levado e armazenado no Ecoponto da cidade, no bairro Santa Maria. A Associação Nacional de Indústria de Pneumáticos (Anip) recebe e recicla os pneus.

A secretária municipal de Saúde, Stella Maris lembra que o pneu abandonado se transforma em um dos locais propícios para a reprodução de larvas do mosquito transmissor da dengue. "Todos devem ficar atentos ao controle da dengue e contribuir para o destino adequado de pneus. Com a parceria da SMS e Emsurb, o município vem recolhendo esse material para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti", diz.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante reforça lembrando que é preciso evitar locais que sirvam de acúmulo de água limpa e parada. "Estamos em época de chuvas, o que favorece a proliferação dos mosquitos. Depósitos de água sem tampa devem ser lavados duas vezes por semana", diz Taíse Cavalcante.

Coleta de pneus

Proprietários de estabelecimentos que acumulem pneus velhos devem se cadastrar para participar da coleta de pneus. O cadastro é feito no Centro de Controle de Zoonoses por meio do telefone (79) 3179-3565.

Os cidadãos também podem colaborar descartando pneus nos pontos coletores, ligando para o Centro de Controle de Zoonoses ou ainda para a Central de Atendimento ao Cidadão da Emsurb, pelo telefone 0800-284-1300

 

Fonte: SMS

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: