Sergipe

07/07/2012 às 11h35

Disquetes serão substituídos por pen-drives

Redação Portal A8

Uma das principais novidades das urnas eletrônicas, que serão utilizadas nas Eleições Municipais de 2012 em Sergipe, é o fim dos disquetes. Desde o primeiro projeto de urnas eletrônicas, o disquete era a mídia removível utilizada para transportar os votos apurados em cada seção eleitoral até o computador totalizador. Contudo, a Justiça Eleitoral, que sempre acompanha o avanço tecnológico, viu a necessidade de substituir o dispositivo pelo uso de pen drive, uma vez também que o mercado não mais o comercializa.

Entre as vantagens da troca da mídia estão o incremento na segurança, redução da possibilidade de panes nas urnas durante a votação, agilidade no processo de divulgação dos resultados. Além do mais, enquanto um disquete comporta 1,44 Mbytes, o pen drive possui capacidade mínima de 128 Mbytes.

De acordo com a chefe da Seção de Administração de Urnas, Mônica Martins, cinco mil urnas modelo 2008 estão passando pelo processo de substituição. Seis técnicos contratados pelo TRE/SE e dois auxiliares de Serviços Gerais inciaram no dia 2 de maio o trabalho. Do total, até o presente momento, apenas 766 urnas faltam ser atualizadas.

"Não é a primeira vez que as urnas do TRE de Sergipe utilizam a nova mídia. Nas eleições de 2010, a 2ª Zona Eleitoral já utilizou urnas com pen drive, todavia este ano será todas as urnas do estado terão a nova tecnologia", afirma Mônica Martins.

A chefe da Seção de Administração de Urnas ainda informa que além da substituição dos disquetes por pen drive, estão sendo atualizados os softwares de 775 urnas modelo 2009 e 257 urnas modelo 2010. A previsão é que o serviço seja concluído até o dia dia 17 de julho.

 

Fonte: TRE