Meteorologia prevê chuvas e trovoadas no interior do Estado

30/09/2015 20h51
Meteorologia prevê chuvas e trovoadas no interior do Estado
A8SE

Desde a madrugada dessa segunda-feira (12) trovoadas com elevadas temperaturas e descargas elétricas começaram a ocorrer nos municípios das regiões Sudoeste, Centro-Sul e Sul do Estado. A informação é do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh).

De acordo com o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, a climatologia atual que anuncia a chegada do verão no estado e em todo Nordeste do Brasil se dá pela ocorrência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, sistema meteorológico que provoca áreas de instabilidade.

Deverá chover nos municípios de Tobias Barreto, Estância, Lagarto, e demais regiões do Sul e Sudeste até esta quarta-feira, 14. "Não está descartada, inclusive, a possibilidade de ocorrência de chuva de granizo", alerta Overland, enfatizando que as chuvas não serão contínuas, e sim periódicas, com espaços entre 10 e 15 dias, e assim, até a chegada da nova estação, o verão.

Temperaturas

Segundo Overland, a atual situação do clima favorece ainda a elevação da temperatura e a umidade do ar, o que favorece não só a formação de trovoadas quanto a ocorrência de rajadas de ventos e descargas elétricas.

Ele ressaltou ainda que os satélites registraram elevadas temperaturas desde o Litoral até o Sertão. "Neste domingo, por exemplo, em Canindé de São Francisco, foi registrado 38 graus. Em Poço Redondo, 40 graus, e na região Sul, o município de Simão Dias chegou a ter 38,5 graus", afirmou o meteorologista da Semarh.

 

Fonte: ASN

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: