Sergipe

07/12/2011 às 10h54

Dia Nacional do Forró será comemorado na Orla de Atalaia

Redação Portal A8

Em homenagem ao aniversário do `Rei do Baião`, Luiz Gonzaga, será realizado no dia 13 dezembro, na Orla de Atalaia, a 2ª edição dos festejos que marcam o Dia Nacional do Forró. A data que foi criada desde 2005 tem o intuito de homenagear Luiz Gonzaga, que se estivesse vivo completaria 99 anos. Realizada pela Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas (CONAQJ) e Luzzy Eventos, a festa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Com uma rica programação, o evento contará com apresentações de quadrilhas, grupos folclóricos, trios pé de serra e a presença da Orquestra Sanfônica de Aracaju (ORSA). Além disso, barracas com comidas típicas e artesanato ficarão montadas no local, abrilhantando ainda mais a festa. Ainda segundo a produtora do evento, Luzzy Santos, forrozeiros sergipanos receberão um prêmio de reconhecimento pelos serviços prestados ao forró.

De acordo com Luzzy, o forró é tradição no estado, por isso é de suma importância lembrar o ritmo não apenas durante o período junino, mas durante todo o ano. Luzzy ainda lembra que durante a comemoração dois projetos serão lançados.

`Este é um evento gratuito, que visa atrair turistas de todos os cantos do país, além de comemorar a data que homenageia o forró, que, aliás, não deve ser apenas comemorado na época do São João. O primeiro ano de festa, fizemos na Rua São João, mas devido ao sucesso e pelo maior espaço, optamos pela Orla de Atalaia. Na ocasião, lançaremos ainda dois projetos: `A Casa do Forró` e `O Festival de Trios Pé de Serra`, explica Luzzy.

O evento será uma prévia, também, do Bloco Arraiá Elétrico, que irá se apresentar pela segunda vez no Pré-Caju 2012. A passagem do bloco, aberto a todos os forrozeiros, será no dia 20 de janeiro, às 17h, com trio elétrico puxado pelo forrozeiro Adelmário Coelho.

 

Fonte: Secult