Laranjeiras e Maruim podem ter surto de dengue

30/09/2015 20h50
Laranjeiras e Maruim podem ter surto de dengue
A8SE

O Ministério da Saúde anunciou a lista com os municípios que estão em situação de risco de um surto de dengue, em Sergipe, Laranjeiras e Maruim apresentaram índice acima de 6 %, considerado de auto risco. Já Aquidabã, Itabaiana e São Cristóvão também estão em alerta.

O relatório é baseado no monitoramento do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), que considera em risco os municípios com mais de 3,9% dos imóveis com larvas do mosquito. De acordo com a Gerente do Núcleo de Endemias do Estado, Sidney Sá, o trabalho de pesquisa é feito dia a dia nas visitas ás residências.

"Nessas visitas nossos agentes recolhem para a análise a larva do vetor que pode ser o transmissor, o material é levado para o laboratório e depois fazemos o balanço. Em cima do número de imóveis visitados fazemos um cálculo e um percentual que se dá em cima de visitas e de amostras que foram consideradas como vetor transmissor da dengue", afirmou a gerente.

Ainda de acordo com Sidney Sá, o alerta é preocupante, mas não significa que os municípios vão passar por uma epidemia. "A partir de agora o trabalho de visitas e controle do vetor será intensificado para possibilitar que essa epidemia anunciada seja debelada", declarou.

Para a gerente de controle de endemias, vale lembrar que não só os municípios considerados de risco devem combater a dengue. "Todos, independentes de classificação, devem estar atentos aos seus indicadores para que estejam trabalhando nesse sentido de combate ao vetor, sempre com a ajuda da população", afirmou.

Com o alerta para uma possível epidemia uma força tarefa vai continuar no trabalho de monitoramento dos municípios, confirmou Sidney Sá. "O primeiro passo é designar uma programação com carro fumacê e depois juntamente com o município vamos decidir que ações podemos desenvolver", avaliou.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: