Três homens são indiciados por furtar pontos de clientes de companhias aéreas

30/09/2015 20h50
Três homens são indiciados por furtar pontos de clientes de companhias aéreas
A8SE

Clientes que acumulam pontos nos programas de fidelidade de companhias aéreas precisam tomar cuidados com a fraude cibernética. O golpe é praticado pela internet e faz milhares de vítimas em todo o país. Nessa segunda-feira (05) o Departamento de Defraudações e Combate à Pirataria da Polícia Civil indiciou três homens acusados de furtar pontos de clientes.

A operação começou em Sergipe quando um cliente de uma empresa aérea informou a Polícia Civil do Estado que sua conta no programa de fidelidade havia sido furtada e que os golpistas utilizaram os seus pontos para comprar passagens aéreas e reservar três dias em um hotel na Orla de Aracaju. De posse dos nomes, os policiais foram ao hotel e conduziram Claudemir Souza, Luiz Brandão e Adriano Lago para a delegacia.

De acordo com a delegada Maria Pureza, os três são de Camaçari (BA) e vão responder pelo crime de estelionato. O mentor do golpe é Claudemir Souza, que deu detalhes de como conseguiu enganar os clientes. Conforme depoimento do acusado, ele conheceu os detalhes do golpe em uma sala de bate-papo na internet ao receber instruções de um homem de São Paulo com quem mantém contatos diários.

Fraude cibernética

O golpe consiste em dois procedimentos básicos: criação de uma página falsa da companhia aérea e com a compra de um programa de computador responsável por enviar milhões de e-mails spams de qualquer lugar do país. "A pessoa abre o e-mail e lá encontra uma mensagem atrativa informando que ganhou 30 mil pontos da TAM, por exemplo, e pede que o cliente entre na página e preencha os dados pessoais com o número do cartão fidelidade e a senha. A mensagem diz que a transferência de pontos será imediata", explica a delegada.

Pureza acrescenta que de posse dos dados, o golpista entra no site da empresa e faz reserva de passagens e hoteis em qualquer lugar do mundo como se o procedimento tivesse sido feito pelo verdadeiro cliente da empresa. "Quando a pessoa se dá conta já perdeu todos os seus pontos e percebe que caiu no golpe da fraude cibernética", disse a delegada. O caso será remetido para ser investigado em São Paulo e Bahia.

 

Fonte: SSP/SE

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: