Sergipe

01/12/2011 às 10h41

Caminhada contra a Aids acontece hoje

Redação Portal A8

O Programa Municipal de Combate às DSTs/ Aids e Hepatites Virais promove nesta quinta-feira, 1º de dezembro, a 9ª Caminhada Mundial contra a Aids, que acontecerá a partir das 14h no Centro de Aracaju. O evento tem o objetivo de levar a mensagem de prevenção contra a doença para a sociedade aracajuana.

A caminhada sairá da praça da Bandeira e percorrerá as avenidas Barão de Maruim, Ivo do Prado e Rio Branco, até chegar ao estacionamento dos Mercados Municipais. O coordenador do programa, Andrey Lemos, informa que a caminhada também contará com os alunos assistidos pelo programa Saúde na Escola e Academia da Cidade, além de movimentos sociais, grupos de jovens e idosos atendidos pela Secretaria Municipal Assistência Social e Cidadania (Semasc). O percurso vai contar com bandas musicais, artistas locais e um grupo circense patrocinado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju).

"O tema dessa caminhada é ‘Respeite às diferenças, use camisinha e lute contra a Aids`. Convidamos todos para participar e fazer parte desse grande momento comemorativo na luta contra o preconceito e contra a doença", afirma Andrey Lemos.

Os programas municipais Academia da Cidade e Saúde da Escola também vão marcar presença na Caminhada. A coordenadora de Promoção a Saúde, Sayonara Carvalho, informa que todos os 17 Pólos espalhados pela cidade estarão envolvidos na caminhada, além dos alunos e profissionais que fazem parte do Programa Saúde na Escola.

"Na quinta-feira iremos fechar todos os pólos para, juntamente com os alunos, fazermos parte desse momento da prevenção e de promoção à saúde. Também estaremos com a frente escolar que resultará em aproximadamente duas mil pessoas nesse evento. Além disso, junto a esse público lançaremos um jingle educativo para os jovens disseminarem no celular sobre o sexo seguro, uma inovação tecnológica para atingir esse público-alvo com a temática das DST/ AIDS", explica a coordenadora. Para Sayonara, conscientizar a população para o sexo seguro é o maior desafio uma vez que os índices de contaminação pelo vírus HIV tem aumentado na população sexualmente ativa.

O secretario municipal de Saúde, Silvio Santos, ressalta a importância dessa caminhada, que levanta a bandeira da prevenção e busca envolver muitos jovens na cidade. "O preconceito contra os portadores da Aids deve acabar e a caminhada, que já está em sua nona edição, cumpre o papel de levar para as ruas essa luta. Queremos chegar ainda mais na população jovem, que hoje na região Nordeste é a parte mais afetada. Contamos com o apoio de todos!", convida o secretário.

Fonte: PMA