Caminhada contra a Aids acontece hoje

O Programa Municipal de Combate às DSTs/ Aids e Hepatites Virais promove nesta quinta-feira, 1º de dezembro, a 9ª Caminhada Mundial contra a Aids, que acontecerá a partir das 14h no Centro de Aracaju. O evento tem o objetivo de levar a mensagem de prevenção contra a doença para a sociedade aracajuana.
A caminhada sairá da praça da Bandeira e percorrerá as avenidas Barão de Maruim, Ivo do Prado e Rio Branco, até chegar ao estacionamento dos Mercados Municipais. O coordenador do programa, Andrey Lemos, informa que a caminhada também contará com os alunos assistidos pelo programa Saúde na Escola e Academia da Cidade, além de movimentos sociais, grupos de jovens e idosos atendidos pela Secretaria Municipal Assistência Social e Cidadania (Semasc). O percurso vai contar com bandas musicais, artistas locais e um grupo circense patrocinado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju).
"O tema dessa caminhada é ‘Respeite às diferenças, use camisinha e lute contra a Aids`. Convidamos todos para participar e fazer parte desse grande momento comemorativo na luta contra o preconceito e contra a doença", afirma Andrey Lemos.
Os programas municipais Academia da Cidade e Saúde da Escola também vão marcar presença na Caminhada. A coordenadora de Promoção a Saúde, Sayonara Carvalho, informa que todos os 17 Pólos espalhados pela cidade estarão envolvidos na caminhada, além dos alunos e profissionais que fazem parte do Programa Saúde na Escola.
"Na quinta-feira iremos fechar todos os pólos para, juntamente com os alunos, fazermos parte desse momento da prevenção e de promoção à saúde. Também estaremos com a frente escolar que resultará em aproximadamente duas mil pessoas nesse evento. Além disso, junto a esse público lançaremos um jingle educativo para os jovens disseminarem no celular sobre o sexo seguro, uma inovação tecnológica para atingir esse público-alvo com a temática das DST/ AIDS", explica a coordenadora. Para Sayonara, conscientizar a população para o sexo seguro é o maior desafio uma vez que os índices de contaminação pelo vírus HIV tem aumentado na população sexualmente ativa.
O secretario municipal de Saúde, Silvio Santos, ressalta a importância dessa caminhada, que levanta a bandeira da prevenção e busca envolver muitos jovens na cidade. "O preconceito contra os portadores da Aids deve acabar e a caminhada, que já está em sua nona edição, cumpre o papel de levar para as ruas essa luta. Queremos chegar ainda mais na população jovem, que hoje na região Nordeste é a parte mais afetada. Contamos com o apoio de todos!", convida o secretário.
Fonte: PMA
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

SMTT orienta condutores para as regras de transito em rotatórias

Projeto avança com abertura de propostas para operação de plataformas FPSO

Sergipe prepara programação especial para aniversário de 116 anos

Secretário Luiz Roberto permanece internado em hospital de Aracaju
