Sergipe

25/11/2011 às 16h40

Vacinação Antirrábica acontece em todos os bairros de Aracaju

Redação Portal A8

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vai realizar, entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica, que irá vacinar cães e gatos contra a doença em todos os bairros da cidade. A estimativa é vacinar mais de 54 mil animais no combate à raiva.

O coordenador do CCZ, Paulo Thiago, informa que este ano a campanha de vacinação vai acontecer em duas etapas. A primeira vai do dia 28 de novembro ao dia 1º de dezembro na Zona de Expansão de Aracaju. "Nossos agentes farão um trabalho volante, ou seja, vão de casa em casa para vacinar o animal. Já nos dias 2 e 3 de dezembro, faremos uma estrutura com 100 postos fixos para cobrir todos os bairros de Aracaju".

A vacinação contra a raiva só acontece em cães e gatos com mais de quatro meses de vida. Além disso, segundo Paulo Tiago, o dono do animal deve levar o cartão de vacinação, para registrar a nova vacina. Caso o bichinho ainda não possua, a equipe da SMS disponibilizará cartões grátis para todos que precisem.

Raiva

A campanha de vacinação acontece anualmente e tem o objetivo de combater a raiva que é uma doença animal transmitida ao homem através de lambedura, mordida ou ferimento causado pelos mamíferos doentes, podendo levá-lo à morte.

O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, ressalta a importância de cada dono levar seu animal para ser vacinado. "A vacinação é uma das principais atividades na prevenção da doença dos casos animais e humanos. Somente com a vacinação é que poderemos interromper a circulação viral, controlando a doença em nossa cidade. Uma demonstração de amor ao animalzinho e cuidado com a sua saúde e com as do que estão ao redor", enfatiza.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Aracaju