MPF requer que Iphan e prefeitura de Laranjeiras recuperem imóvel
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a prefeitura do município sergipano de Laranjeiras estão sendo processados por não terem realizado a recuperação de imóvel tombado naquela cidade. O Ministério Público Federal (MPF) requer que a Justiça Federal obrigue o Iphan e a prefeitura a realizar a restauração da Casa do Folclore Zé Cadunga.
O imóvel, tombado pelo Iphan, apresenta danos no forro de madeira, nas paredes internas e externas, no telhado, além de fissuras no piso e rachaduras na alvenaria. Foi o próprio Instituto quem primeiro noticiou ao MPF os problemas identificados na estrutura do prédio.
No processo, a procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco esclarece que o MPF instou a prefeitura de Laranjeiras, proprietária do imóvel, a realizar a reforma, seguindo um projeto de execução de obra que fosse aprovado pelo Iphan. Após várias correções, o projeto foi aprovado pelo Instituto, com orçamento de R$ 65 mil e previsão de término em 2010.
Posteriormente, o Iphan informou ao MPF que a obra havia sido incluída no Plano de Ação para as Cidades Históricas (PACCH) e seria executada pelo próprio Instituto. Entretanto, em 2011, como a obra sequer tivesse sido iniciada, o MPF voltou a questionar o Iphan em Sergipe. Este respondeu que a liberação de verbas e início das obras envolvia trâmites burocráticos a serem realizados pelo Instituto em Brasília.
O MPF ainda solicitou informações ao Iphan em Brasília, que afirmou, dentre outras coisas, estranhar o fato de a unidade em Sergipe se responsabilizar pela reforma, haja vista que o prédio pertence à prefeitura. No ofício, indicou ainda que o MPF, o Iphan em Sergipe e a prefeitura de Laranjeiras deveriam buscar outras formas de financiamento para a obra de restauro.
Diante disto, não restou ao MPF outra atitude senão requerer judicialmente que tanto o Instituto quanto a prefeitura sejam obrigados a realizar a reforma. ?O que se percebe é que apesar de existir projeto de restauração do imóvel tombado, nem o Iphan nem o município de Laranjeiras estão dispostos a custear a obra. Enquanto isso, a destruição do patrimônio histórico e cultural nacional caminha expedita?, ressalta a procuradora.
Patrimônio
O município de Laranjeiras é a segunda cidade mais antiga de Sergipe. Seu conjunto histórico e arquitetônico, de reconhecida relevância, foi tombado em 1996 pelo Iphan. Atualmente, a Casa do Folclore Zé Cadunga encontra-se interditada e sem utilização.
Fonte MPF/SE
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 28/10/25 - Secretária da Fazenda de Brasília
Empresários se reúnem para discutir o cenário econômico e as tendências de mercado
DNIT vai interditar a BR -235 no trecho de entrada de Aracaju
ITPS realiza programação especial no Museu da Gente Sergipana, voltada para estudantes
Câmara Municipal analisa regulamentação de uso das calçadas por estabelecimentos comerciais
Mais acessadas
Sindcomerciários de Nossa Senhora do Socorro celebra 27 anos e empossa nova diretoria
Lacen/SE realiza 3ª Mostra Científica com apresentação de 20 trabalhos
Lagum apresenta turnê “As Cores, As Curvas e As Dores do Mundo” em Aracaju
Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira (23)
Luan Reis lança CD “Ao Vivo no Rancho 1.0” voltado ao público apaixonado por cavalos
Mais notícias
-
3 horas, 53 minutos Criança de 10 anos participa da Maratona de Aracaju após fraude na inscrição
-
5 horas, 2 minutos Governo lança 320 vagas em cursos gratuitos de qualificação na área da construção civil
-
5 horas, 45 minutos Sindcomerciários de Nossa Senhora do Socorro celebra 27 anos e empossa nova diretoria