Orquestra Sinfônica realizará concerto em homenagem ao Dia do Músico

Homenagear aqueles que desenvolvem a arte da música. Esse é um dos motivos que levará a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) ao palco do Teatro Tobias Barreto, na próxima sexta-feira (25). Na oitava edição da série ‘Cajueiros`, a orquestra homenageia os músicos sergipanos com a apresentação da obra Choros nº6, de Heitor Villa-Lobos, interpretada pela primeira vez em Sergipe. Os ingressos para esta apresentação, que tem início às 20h30, já estão à venda na bilheteria a preços populares.
Mantida pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Instituto Banese e apoio da Fundação Aperipê e Segrase, a Orsse continua a fomentar a música clássica entre a população e a propiciar ao público sergipano contato com renomados músicos nacionais e internacionais. Para esta ocasião, o convidado é o maestro titular da Orquestra de Câmara do Amazonas, Marcelo de Jesus, que regerá a sinfônica sergipana.
Segundo o diretor artístico e regente titular da Orsse, Guilherme Mannis, Marcelo de Jesus é um grande talento da nova geração de maestros brasileiros, e suas interpretações sempre contribuem para o crescimento artístico da orquestra. "É vital que a Orsse tenha a capacidade de ter estreitas relações com a Amazonas Filarmônica, e que possa, num futuro próximo, realizar importantes trabalhos com essa orquestra", afirma.
Para esta apresentação, o repertório é composto por peças que utilizam a orquestra em sua plenitude. A Sinfonia em Dó menor, de Bellini, evidenciará a grande ligação do Maestro Marcelo de Jesus com a música lírica, especialmente ao bel canto. Já "Os Prelúdios", de Franz Liszt, é um poema sinfônico composto acerca das "Meditações Poéticas" de Afonso de Lamartine, e tem sua inspiração na base poética. A peça será executada ainda em homenagem ao ano Liszt, pois em 2011 é comemorado o bicentenário de nascimento deste compositor.
O grande destaque da noite são os "Choros Nº 6", do Patrono da Música Clássica, Heitor Villa-Lobos. A obra é das mais complexas para orquestra sinfônica. Desdobrada em um caleidoscópio de cores e formas musicais tipicamente brasileiras, a peça utiliza grandiosamente os instrumentos de percussão e sofre influência dos impressionistas franceses, como Debussy e Ravel. "Um concerto vigoroso e que celebra uma profissão muito séria e repleta de bons talentos, inclusive em Sergipe", finaliza o maestro.
Valor do ingresso: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia)
Fonte: ASN
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hoje acontece o lançamento da edição 2026 da Expo Verão Sergipe

Curso de letramento digital é ofertado para idosos de Aracaju

Direto de Brasília 21/10/25 - demissão Márcio Macêdo/audiência Fafen

Sergipe tem quase 300 mil domicílios com a tarifa social de energia elétrica

Justiça Federal concede nova decisão favorável aos servidores temporários da FHS que foram demitidos
Mais acessadas
PasseiMed vai promover “Sessão da Aprovação” gratuita com revisão para o Enem em Aracaju
Simpósio e apresentações artísticas celebram 70 anos do Teatro Atheneu
Flamengo vence o Palmeiras no Maracanã e se aproxima de liderança
Mulher é presa em flagrante por tráfico de drogas em Campo do Brito
Abertas as inscrições para a II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Mais notícias
-
6 horas, 23 minutos Ataque de abelhas na zona rural de Graccho Cardoso deixa vítimas com quadro alérgico grave
-
7 horas, 23 minutos Academia é interditada em Poço Redondo durante fiscalização
-
7 horas, 42 minutos Passeio Ciclístico Cidade Mãe será realizado neste domingo (26) em São Cristóvão