Acontece neste fim de semana a 21ª edição do Culturarte em Pirambu

30/09/2015 20h49
Acontece neste fim de semana a 21ª edição do Culturarte em Pirambu
A8SE

A relação entre cultura e meio ambiente vai estar em destaque neste fim de semana, no litoral norte de Sergipe. Desde sexta-feira até o domingo (20) o município de Pirambu, localizado a cerca de 30 quilômetros da capital, será palco de mais uma edição do Encontro de Cultura e Arte (Culturarte). Trata-se do 21º ano de realização do evento que tem à frente o Projeto Tamar e a comunidade do município, e que conta com o patrocínio da Petrobras e da Prefeitura de Pirambu.

No sábado, dia 19, o destaque ficará por conta dos grupos folclóricos, que irão fazer um cortejo na cidade, tendo como homenageado o grupo Ogia. Estarão presentes o Lariô, a Quadrilha e a Capoeira das Tartarugas, o Ilariô de Pirambu e o Reisado de Marimbondo. Grupos de outras localidades também foram convidados -Batucada (Abaís/Estância), Maculelê e Cacumbi (Japaratuba). A concentração será a partir das 14h, em frente à Igreja Matriz.

Por fim, no domingo, a 21ª edição do Culturarte será encerrada com o batizado e entrega de cordões do grupo de capoeira "Unidos nas Tartarugas". O evento está marcado para as 10h, no Clubinho da Tartaruga.

Histórico

A primeira edição do Encontro de Cultura e Arte de Pirambu foi realizada entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1991. No projeto apresentado por seus idealizadores, no início de janeiro daquele ano, ficou estabelecido como objetivo central do encontro a obtenção de um maior intercâmbio e conhecimento da comunidade de Pirambu com sua cultura e arte.

A justificativa encontrada era que "por ser área primordial para execução de um trabalho de educação ambiental", Pirambu carecia de uma ação cultural e artística mais eficiente e, portanto, demandava uma maior intensificação em movimentos voltados para a cultura e arte. A primeira edição reuniu cerca de 150 artistas, entre músicos, poetas e artesãos.

 

Fonte: ASCOM/PIRAMBU

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: