Sefaz recebe classe lojista e discute incentivos para o comércio sergipano

30/09/2015 20h48
Sefaz recebe classe lojista e discute incentivos para o comércio sergipano
A8SE

Representantes da Associação Comercial do Estado de Sergipe (Acese), da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Sebrae e do Fórum Empresarial se reuniram nessa terça-feira (08) com o secretário da Fazenda, João Andrade Vieira da Silva, e com a superintendente de Gestão Tributária e não Tributária da Sefaz, Silvana Maria Lisboa, para debater formas de incentivos ao comércio sergipano.

Na reunião, o secretário João Andrade se manifestou solidário às preocupações levadas pelos lojistas e se colocou à disposição para ajudar no apoio ao fortalecimento do comércio e da economia do Estado, relatando que o Governo tem implementado ações protecionistas e de incentivo ao crescimento. No entanto, João Andrade fez um alerta sobre o contexto econômico nacional e os seus indicadores, avaliando que o cenário projetado é de um crescimento moderado, devido às medidas de contenção da inflação.

"O Estado está sensível a estas questões e tem mantido um posicionamento pró-ativo quanto a medidas que promovam o crescimento da economia sergipana, com ações anticrise que reforcem a sustentabilidade do comércio", disse o secretário sobre a reunião. "Sobre o subteto do Simples Nacional, estão sendo feitos estudos de impacto com foco na ampliação, avaliando também o volume de empresas que passariam a integrar esta faixa. A intenção é fortalecer as empresas sergipanas e oferecer condições de continuarem operando", exemplificou.

Nas operações de aquisição não presenciais - por meio da internet, telemarketing e showroom (e-commerce) - de mercadorias destinadas ao consumidor final provenientes de outras unidades da Federação, Sergipe adotou a iniciativa de submeter os produtos ao regime de tributação pela alíquota de ICMS de Sergipe, estabelecendo desta forma a equidade na concorrência de mercado como as empresas sediadas no estado. Com vistas ao aquecimento das vendas de final de ano, o secretário da Fazenda informou que ainda este mês o Governo do Estado irá lançar uma campanha de incentivo à cidadania com a previsão de estabelecer prêmios em dinheiro.

"Do elenco de assuntos trazidos à discussão, foi possível apresentar boas perspectivas para a classe empresarial, tendo em vista que a visão do Governo do Estado está em sua maioria em sintonia com os anseios dos lojistas. Foi uma boa oportunidade de apresentarmos nossos projetos e estratégias para o desenvolvimento estadual", resumiu o secretário sobre o encontro.

 

Fonte: ASN

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: