Sergipe

30/08/2011 às 17h49

Prefeito anuncia concurso para Guarda Municipal

Redação Portal A8

A corporação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) será reforçada nos próximos meses. O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou a abertura de um novo concurso público para a contratação de mais 100 novos agentes efetivos. O pronunciamento aconteceu na manhã desta terça-feira (30). O objetivo do concurso é melhorar as condições de trabalho dos profissionais que já atuam na corporação, além de garantir mais reforços nos serviços de patrulhamento e fiscalização dos espaços públicos do município.

"Em uma cidade com um crescimento populacional alto, como Aracaju, é imprescindível a adoção de medidas que ajudem na organização e readequação dos serviços de patrulhamento da cidade. O acréscimo de mais 100 homens na Guarda Municipal trará mais conforto e segurança à população. O novo efetivo terá a prioridade de atuar exclusivamente no âmbito da Guarda Municipal, realizando as competências designadas aos agentes municipais, que é coordenar e exercer atividades de policiamento, fiscalização e vigilância dos espaços históricos, culturais, artísticos e turísticos do município", afirma Edvaldo.

Segundo o prefeito, o edital do processo seletivo está previsto para ser lançado no mês de outubro. "Faremos os estudos e análises técnicas sobre qual será a empresa responsável pela elaboração das provas e exames de admissão do concurso. Tudo será meticulosamente planejado e analisado para não haver possíveis erros e imprevistos que possam atrapalhar o cronograma do concurso. A previsão é que o edital seja lançado em outubro e, até o final do ano, esses homens possam estar atuando nas ruas da cidade", disse o prefeito.

Investimento

Na oportunidade, o prefeito também realizou a entrega de mais sete viaturas que foram incorporadas à frota da GMA, que agora contabiliza 12 veículos. Cada um dos automóveis custou R$ 35 mil, resultando em um investimento total de R$ 245 mil, com recursos provenientes do convênio firmado entre Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e o Ministério da Justiça (MJ), no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Até o final do ano, ainda estão previstas a aquisição de um novo sistema digital de radiocomunicação, dez motocicletas, 40 bicicletas e 300 coletes balísticos. Todos esses investimentos fazem parte de uma série de ações desenvolvidas pelo município para readequar as condições técnicas e operacionais da corporação municipal.

De acordo com o diretor da GMA, o major Edênisson Paixão, essas iniciativas comprovam a preocupação da atual administração com as atividades desempenhadas pela Guarda Municipal.

 

Fonte: PMA