Sergipe

26/05/2011 às 16h35

Alunos da rede estadual podem procurar escola para se inscrever no Enem

A inscrição prossegue até o dia 10 de junho, exclusivamente pela internet

Redação Portal A8

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 continuam acontecendo normalmente. Apesar da paralisação dos professores da rede estadual de ensino, os alunos das escolas públicas interessados em participar do Enem podem comparecer à sua escola e se inscrever através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (www.inep.gov.br). De acordo com o secretário da Educação, Belivaldo Chagas, a equipe diretiva está nas unidades de ensino para atender as demandas dos alunos. O processo de inscrição teve início na última segunda-feira (23,) e prossegue até o dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Inep é que o número de inscritos chegue a 6 milhões. O valor da taxa é de R$ 35,00, mas estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.
 
Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade.  A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas  83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
 
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

Fonte: SEED